Quatro companhias de carregamento de carros elétricos criaram hoje uma aliança transeuropeia para facilitar os carregamentos em diferentes países europeus.
A Spark Alliance é constituída pelos italianos da Atlante, os franceses da Electra, os neerlandeses da Fastned e os alemães da Ionity. A Atlante e a Ionity já estão presentes no mercado nacional.
Esta colaboração pioneira visa “simplificar o carregamento de veículos elétricos e acelerar a transição para a mobilidade elétrica”, segundo comunicado hoje divulgado.
O objetivo é criar a maior rede de carregamento da Europa com mais de 1.700 postos em 25 países europeus, com mais de 11 mil pontos de carregamento de alta qualidade.
“Os condutores de veículos elétricos poderão carregar e pagar em qualquer posto da Spark Alliance utilizando a sua aplicação de carregamento favorita”, segundo as empresas.
“O objetivo da Spark Alliance é criar uma rede de carregamento integrada, simplificando a experiência e fazendo com que a propriedade de um veículo elétrico seja mais fácil do que nunca”, adiantam.
“Na Atlante, orgulhamo-nos de ser um dos membros fundadores da Spark Alliance: as quatro empresas partilham valores comuns e um forte compromisso para moldar o futuro do carregamento de veículos elétricos. Contribuiremos com recursos, experiência e, acima de tudo, paixão e determinação para dar aos atuais e futuros condutores de veículos elétricos a melhor experiência de carregamento possível. Começaremos com passos práticos imediatos, como a exibição das nossas estações nas aplicações uns dos outros – dando assim acesso à maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido da Europa “sem complicações””, disse em comunicado Stefano Terranova, CEO da Atlante.
“Continuaremos com outras iniciativas para tornar mais fácil o acesso ao carregamento público fiável e de alta qualidade, transparente e seguro, enquanto lideramos a preparação do setor para a adoção em massa de veículos elétricos. Definir os padrões de infraestruturas de carregamento público e introduzir inovação não pode acontecer isoladamente: os quatro juntámo-nos para começar e também procuraremos ativamente outros parceiros inspirados que queiram impulsionar o futuro elétrico connosco”, acrescentou o gestor italiano.
A Spark Alliance diz que “aborda diretamente os principais desafios enfrentados atualmente pelos proprietários de veículos elétricos: Encontrar os melhores carregadores públicos no labirinto de diferentes operadores, aplicações e estruturas de preços pode ser desafiante, e a conclusão com sucesso de uma sessão de carregamento requer frequentemente o download de uma nova aplicação ou a inserção de um novo método de pagamento” e que pretende “resolver” este problema.
“Em breve os condutores de veículos elétricos poderão aceder, carregar e pagar facilmente em qualquer um dos mais de 1.700 postos associados à Spark Alliance, independentemente da marca ou modelo do seu veículo elétrico. Para isso, podem simplesmente utilizar a aplicação da sua operadora de carregamento favorita, sem a necessidade de descarregar uma nova”, segundo a aliança.
“Os condutores podem ir a qualquer posto de carregamento de qualquer membro e utilizar qualquer uma das aplicações dos outros membros para iniciar e pagar a sessão de carregamento. Isto aplica-se às quatro empresas, criando uma rede unificada e aberta a todos os condutores de veículos elétricos”, adiantam.
“Ao unirem esforços, estão a remover as principais barreiras à posse de veículos elétricos e a permitir viagens de veículos elétricos sem interrupções pela Europa, seja para deslocações diárias, viagens de negócios ou viagens especiais de férias”, rematam.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com