[weglot_switcher]

Aliança europeia das startups ruma a Bruxelas para discutir ecossistema

A ESNA vai anunciar a introdução de novos membros e apresentar o progresso da conversão da atual associação num consórcio europeu de infraestrutura digital.
8 Novembro 2024, 10h48

A Europe Startup Nations Alliance (ESNA), aliança europeia dedicada ao ecossistema de startups criada e sediada em Portugal, vai rumar a Bruxelas para apresentar o ESNA Forum 2024, que terá lugar nos próximos dias 27 e 28 de novembro.

O evento vai reunir decisores políticos, organizações e partes interessadas de toda a Europa. O objetivo é criar um ambiente colaborativo focado no apoio às startups presentes no bloco e ainda discutir estratégias para o desenvolvimento transversal de todo o ecossistema europeu.

A ESNA vai anunciar a introdução de novos membros e apresentar o progresso da conversão da atual associação num consórcio europeu de infraestrutura digital. O fórum vai também explorar oportunidades de financiamento no panorama da UE e partilhar estratégias para a escalabilidade das startups.

“Este fórum representa uma oportunidade crucial para que líderes de toda a Europa se unam e continuem com uma abordagem consertada na promoção de políticas públicas amigas do ecossistema de startups”, afirma Arthur Jordão, diretor executivo da ESNA. “Estamos entusiasmados em colaborar com todos os membros da ESNA para fortalecer o ecossistema de startups europeu e criar um futuro próspero para todos”.

As conversas no ESNA Forum 2024 vão alinhar-se com as diretrizes políticas estabelecidas pela presidente Ursula von der Leyen para 2024-2029, nomeadamente com a defesa de um estatuto legal para toda a União, visando facilitar o crescimento das startups – perante as mesmas regras – nos Estados-membros.

O arranque do fórum está a cargo do vice-primeiro-ministro da Bélgica, David Clarinval. Posteriormente, vários representantes ministeriais dos Estados-membros da ESNA vão realizar partilhas sobre as suas contribuições nacionais e estratégias para fortalecer o apoio às startups.

É também no primeiro dia que o Secretário de Estado da Economia português, João Ferreira, vai marcar presença, por forma a destacar a importância do empreendedorismo para Portugal.

Por sua vez, o segundo dia vai contar com discussões sobre a abordagem regulatória da IA na Europa e o impacto desta no ecossistema de startups, com contribuições de figuras de destaque, como Lucilla Sioli, diretora do gabinete de IA da Comissão Europeia, e Carme Artigas, co-presidente do Conselho Consultivo da ONU sobre IA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.