As primeiras notícias de um avião elétrico são de 2019 mas estão cada vez mais perto de se tornar realidade. O primeiro avião elétrico comercial, o Alice, está agora cada vez mais perto de realizar o seu primeiro voo.
O avião desenvolvido pela empresa israelita Eviation Aircraft já concluiu, com sucesso, a fase final dos ensaios de baixa velocidade e em movimentos na pista num aeroporto de Arlington, nos arredores de Washington DC, nos Estados Unidos.
Após a conclusão de todos os testes no solo – que terão de ser realizados com sucesso verificado -, Alice pode abrir asas e iniciar o seu primeiro voo experimental.
De acordo com informações da empresa, Alice recorre à propulsão elétrica e a dois motores unicamente elétricos Magni650 com 640 kW de potência fixados na traseira da aeronave.
Apesar de ainda se encontrar em fase de testes, o avião vai ser desenvolvido em três versões: passageiros, carga ou executivo. A empresa de entregas DHL já procedeu à encomenda de 12 aeronaves, perspetivando a capacidade de encomendas até 1.130 quilos numa distância de 815 quilómetros com uma única carga de bateria.
O objetivo da empresa israelita é fazer com que a aeronave compita no mercado de voos regionais, dada a sua capacidade de percorrer mais de 800 quilómetros utilizando uma única carga, sendo ideal para voar entre capitais europeias.
O fabricante explica que o carregamento da bateria é realizado durante o tempo de escala, ou seja, quando o avião está parado entre descarregar e carregar passageiros ou carga.
De relembrar que o desenvolvimento interior da aeronave esteve a cargo da empresa portuguesa AlmaDesign. Em setembro de 2019, na mesma altura em que começaram a surgir as notícias de uma novidade no sector da aviação, o Jornal Económico falou com o diretor-executivo da AlmaDesign sobre o desafio do projeto que tinha em mãos.
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