Alimentar pombos é proíbido e pode dar multa. Sabia?

Além das coimas esta ação pode trazer alguns riscos para a sua saúde. Lisboa, Porto, Braga, Cascais e Sintra, são algumas localidades que proíbem a população de alimentar estas aves.

Certamente já ouviu a expressão “vá dar milho aos pombos”. Pois bem, esta prática segundo a DECO pode levar a uma multa, principalmente se viver em Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Sintra. Estas são cinco de várias regiões onde é proíbido a alimentação das aves por parte da população.

Por exemplo, na capital portuguesa o valor das coimas pode variar entre os 26 e os 106 euros, ou seja o equivalente a um quinto do salário mínimo nacional.

Mas qual é a justificação? Segundo a DECO, o fornecimento de alimentos que não os da dieta tradicional, e em grande quantidade, pode levar a uma reprodução descontrolada dos pombos e favorecer a convivência entre espécimes saudáveis e doentes, o que vai enfraquecer a espécie.

A situação contribui também para a multiplicação dos dejetos destes animais, que estão na origem da maior parte dos problemas a eles associados. A par do mau aspeto que dão a estátuas e edifícios, as fezes do animal têm efeito corrosivo sobre bronzes e cantarias. Outro risco potencial é o de inundações, provocadas pelo entupimento de sarjetas e algerozes com restos de ninhos, dejetos e animais mortos.

Mas é ao nível da saúde que a questão levanta mais problemas. Um dos principais riscos, de acordo com a DECO, é o perigo de transmissão de doenças, como a criptococose e a histoplasmose (provocadas por um fungo que se desenvolve nas fezes dos pombos e podem causar infeções e problemas respiratórios). Em ambas, o risco de contágio é maior nas camadas mais vulneráveis da população: crianças, idosos e pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos, como os doentes de cancro ou VIH/SIDA.

Em Lisboa, os pombos são alimentados diariamente com milho ao qual é acrescentado um contracetivo oral em algumas alturas do ano. Este contracetivo não prejudica as aves e serve apenas para reduzir o número de ovos que põem, mas só é eficaz se cada pombo ingerir 30 gramas de grão por dia, o que não acontece se já tiver sido alimentado pelos transeuntes.

Ler mais
Recomendadas

Simulação do IRS: conheça as rubricas mais importantes. Veja o “Economize”, programa de finanças pessoais

Acompanhe o “Economize” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Saiba em que condições pode recorrer ao apoio judiciário da Segurança Social

Saiba que existe um apoio judiciário concedido pela Segurança Social para garantir os seus direitos. Alguns consumidores optam por não lutar pelos seus direitos por falta de possibilidades financeiras para suportar o pagamento de um advogado e outros processos burocráticos envolventes. Mas o cidadão tem à sua disposição o apoio judicial concedido pela Segurança Social. […]

Agência norte-americana divulga existência de falhas de segurança sérias no Exchange Server da Microsoft

As quatro vulnerabilidades do Exchange Server, divulgadas agora, permitem a execução remota de código, o que é um problema de segurança paras as redes empresariais.
Comentários