Presidente honorário do Partido Socialista, ao qual presidiu entre 1992 e 2011, António Almeida Santos morreu, esta noite, na sua casa, em Oeiras, aos 89 anos de idade.
O corpo estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, mas não haverá cerimónia religiosa, a pedido do próprio.
Depois de este domingo ter aparecido em campanha eleitoral já visivelmente engripado, Almeida Santos sentiu-se mal a noite passada, após o jantar, tendo sido assistido em casa, mas não resistiu. Segundo noticia a agência Lusa, citando fonte da família, Almeida Santos faleceu pouco antes das 00h00.
António Almeida Santos nasceu a 15 de fevereiro de 1926, em Cabeça, concelho de Seia, na beira Interior. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, estabeleceu-se em Moçambique até ao 25 de abril, de onde regressou para participar ativamente na construção da democracia portuguesa.
Teve um papel fundamental quer na feitura quer na revisão da Constituição da República, em 1982, e desempenhou diversos cargos governativos: Foi ministro da Coordenação Interterritorial dos I, II, III e IV Governos Provisórios e ministro da Comunicação Social do VI Governo Provisório. No II Governo Constitucional foi Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro e no Governo do Bloco Central, entre 1983 e 1985, foi ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares.
Membro do Secretariado Nacional do PS, a partir de 1990, foi também Presidente da Assembleia da República e membro do Conselho de Estado de 1985 a 2002.
OJE
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com