A Alstom acaba de assinar um contrato com o Metro de Madrid, para modernizar a sinalização da linha 6, convertendo-a na primeira linha sem motorista da capital espanhola. É uma linha circular, com 23,5 km e 28 estações, e é uma das mais movimentadas da cidade, servindo cerca de 400 mil viajantes diariamente, e interligando toda a rede metropolitana.
“A passagem para uma operação totalmente automatizada constitui um avanço notável no transporte urbano de Madrid, melhorando a experiência de milhares de residentes e visitantes, trazendo igualmente modernização, resiliência e economia energética para a rede de metro”, refere o grupo industrial francês que atua na área de infraestrutura de energia e transporte.
O contrato com o Metro de Madrid “inclui o desenvolvimento do projeto, engenharia, instalação e comissionamento dos novos equipamentos de sinalização e intertravamento eletrónico necessários para atualizar o atual sistema CBTC [Communication Based Train Control], que opera em GoA2, num sistema CBTC com operação GoA4 [Grade of Automation Nivel 4 (nível máximo de automatização, que permite a condução 100% automática], permitindo a condução automática, sem motorista a bordo. O projeto visa também a implementação de um novo sistema de supervisão automática de comboios (ATS – Automatic Train Supervision), para melhorar a vigilância e o controlo das composições”, lê-se no comunicado.
A Alstom, diz que “o novo sistema de sinalização CBTC Urbalis irá melhorar a segurança, a fiabilidade e a capacidade da linha”.
Esta tecnologia também permitirá aumentará a frequência e eficiência dos comboios, reduzindo igualmente o seu consumo energético.
“A Alstom é líder mundial em sistemas CBTC, com mais de 30 anos de experiência na implementação de sinalização de última geração para redes de metro. A tecnologia Alstom CBTC está operacional em 190 linhas de metro de 32 países diferentes, 67 das quais não possuem condutor, incluindo os metros de São Paulo, Paris, Riad, Milão e Xangai, entre outros.”, refere a empresa que também está presente em Portugal.
Leopoldo Maestu, Presidente e CEO da Alstom Espanha e Portugal, no comunicado diz que este contrato com o Metro de Madrid “reforça o nosso compromisso com a mobilidade de Madrid e os seus visitantes, oferecendo-lhes tecnologias de vanguarda e inovação constantes, para um transporte mais sustentável e inteligente”.
O Centro de Excelência em Sinalização e Segurança Ferroviária da Alstom Espanha, situado em Madrid, será responsável por liderar o projeto.
“Este centro, com mais de 800 especialistas em mobilidade digital, constitui uma referência mundial em tecnologias de sinalização e segurança ferroviária, tanto a nível urbano como interurbano”, refere a empresa.
As equipas da Alstom em Madrid desenvolveram grandes projetos em Espanha e Portugal, incluindo sistemas de sinalização de parte da rede ferroviária espanhola, do Metro do Porto, o sistema APM para o Terminal T4 do Aeroporto Internacional de Madrid, ou o Metro de Málaga.
“Destaca-se, ainda, a participação em grandes projetos internacionais, como o Comboio Maia no México, os metros de Istambul e São Paulo, o Monocarril do Cairo, ou comboios de alta velocidade na Arábia Saudita, entre outros projetos mais recentes”, acrescenta a Alstom.
A Alstom é um parceiro estratégico do Metro de Madrid há mais de 50 anos, tendo sido responsável pela implementação do primeiro sistema de sinalização CBTC das linhas 1 e 6 desta rede, bem como por uma grande parte do intertravamento da mesma rede.
Além disso, 85% da frota atualmente em funcionamento no Metro de Madrid possui sistemas de tração fornecidos pela Alstom e fabricados pelo Centro Industrial da empresa em Trápaga (Bizkaia).
A Alstom está presente em dois segmentos: indústria de materiais ferroviários (por exemplo, composições de alta velocidade, metros, etc.) e produção de energia (construção de usinas, equipamentos, prestação de serviços).
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