[weglot_switcher]

“Alterações climáticas serão a próxima pandemia”, alerta Bill Gates

Através do seu blogue ‘Gates Notes’, o cofundador da Microsoft afirma querer concentrar as suas energias e recursos nas consequências das alterações climáticas, justificando que este será “o próximo desafio económico e de saúde que a sociedade vai enfrentar. Por mais terrível que seja esta pandemia, as consequências das alterações climáticas podem ser muito piores”
5 Agosto 2020, 18h07

O cofundador da Microsoft, que é também um dos homens mais ricos do mundo, afirma que as alterações climáticas serão o novo grande desafio do futuro, apelidando mesmo a possível crise de “nova pandemia”. Bill Gates quer focar-se no impacto das alterações climáticas para ajudar nas crises económica e sanitária que a sociedade irá enfrentar, segundo o “El Economista”.

Bill Gates previu a pandemia do novo coronavírus anos antes de sua chegada, em 2015. Isso fez com que hoje se sentisse arrependido de não ter feito mais para precaver a sociedade afirmando que “gostaria de ter feito na chamada de atenção para o perigo que a situação impunha”.

Aprendendo com o passado, o cofundador da Microsoft quer concentrar as suas energias e recursos nas consequências das alterações climáticas, justificando que este será “o próximo desafio económico e de saúde que a sociedade vai enfrentar. Por mais terrível que seja esta pandemia, as consequências das alterações climáticas podem ser muito piores”, escreveu no seu blog pessoal.

Bill Gates, junto com a sua esposa Melinda, tem sido uma das personalidades em evidência da crise de Covid-19. Além das doações no valor de centenas de milhões de dólares para encontrar uma vacina, ele tem sido um rosto visível da sociedade americana que alertou sobre os perigos do vírus ou a necessidade de confinamento como a melhor estratégia para impedir a propagação. Com esta bagagem, aquele que é um dos homens mais ricos do mundo quer usar o poder de influência que tem para consciencializar a sociedade dos perigos que representam as alterações climáticas.

“Embora o mundo trabalhe para acabar com o novo coronavírus e começar a recuperar, também devemos agir imediatamente para evitar um desastre climático criando e implementando inovações que nos permitam eliminar o maior número de emissões de gases do efeito estufa”, explica no seu blog.

O cofundador da Microsoft garante que “as mudanças climáticas podem causar mais mortes no final do século do que o Covid-19”. Enquanto o coronavírus, estima o milionário, apresenta uma taxa de mortalidade de 14 por 100 mil pessoas, nos próximos 40 anos, espera-se que os aumentos das temperaturas a nível global causem taxas de mortalidade semelhantes ao Covid-19. Além disso, o co-fundador da Microsoft prevê que, se o crescimento das emissões permanecer alto até o final do século, as alterações climáticas poderão ser responsáveis ​​por 73 mortes adicionais por cada 100 mil pessoas. “Por outras palavras, em 2060, a mudança climática poderá ser tão mortal quanto a Covid-19, e em 2100 poderá ser cinco vezes mais mortal”, afirma Gates.

Assim, Bill Gates apela à sociedade e aos governos para que sejam estabelecidas medidas contra os efeitos das alterações climáticas, porque a sua solução não possui vacina e levará mais tempo. “Ao contrário do novo coronavírus, para o qual acho que teremos uma vacina no próximo ano, não há solução de dois anos para reverter as alterações climáticas. Levará décadas para desenvolver e implementar toda a limpeza necessária”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.