A papeleira portuguesa Altri adquiriu a Greenalia Forest, uma das principais empresas do setor florestal galego, e a Greenalia Logistics à empresa espanhola Smarttia. Com esta aquisição, a papeleira dá “um passo estratégico na consolidação da sua presença na Galiza”.
A empresa portuguesa prevê que a aquisição seja finalizada no primeiro trimestre deste ano, no entanto o processo está sujeito à verificação de um conjunto de condições prévias.
O valor do negócio não foi revelado.
Em comunicado a Altri afirma que “esta operação representa um importante marco para a implementação dos projetos da empresa naquela região autónoma e reflete o compromisso da Altri com o desenvolvimento sustentável e com a valorização dos recursos naturais da Galiza”.
Assim a papeleira portuguesa reforça a sua presença na Galiza e “e reafirma o seu compromisso com a comunidade local e com os seus parceiros. A empresa continuará a colaborar com fornecedores locais que adotem as melhores práticas de gestão florestal, promovendo a criação de emprego e impulsionando o aumento da produtividade florestal atual na Galiza, bem como o desenvolvimento económico e social da comunidade autónoma”.
A operação acontece no seguimento do projeto que a empresa anunciou para a Galiza, a construção de um megacomplexo industrial, que prevê um investimento de 850 milhões de euros, mas que ainda não obteve luz verde das autoridades espanholas.
O megacomplexo terá uma capacidade anual de produção de 200 mil toneladas de pasta solúvel e 60 mil toneladas de fibras têxteis sustentáveis (lyocell), no entanto, a projeto foi criticado por forças políticas espanholas, principalmente sobre o impacto ambiental que o complexo terá na região.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com