[weglot_switcher]

Alunos vão ter mais horas de educação física este ano letivo

O aumento de horas para os alunos praticarem desporto foi publicado esta quinta-feira em Diário da República e vai permitir reforçar os Centros de Formação Desportiva, “promovendo a abertura de centros náuticos no interior do país”, refere o ministério de Tiago Brandão Rodrigues.
29 Agosto 2019, 16h51

As horas dedicadas ao desporto escolar voltam a aumentar este ano, com um reforço de mais 200 créditos horários letivos semanais, algo que permitirá abrir novos centros náuticos e promover aulas de bicicleta, indica informação do Ministério da Educação, esta quinta-feira, 29 de agosto.

Dos 812 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, apenas 14 não apresentaram projetos, segundo dados avançados à Lusa pelo Ministério da Educação. O aumento de horas para os alunos praticarem desporto foi publicado esta quinta-feira em Diário da República e vai permitir reforçar os Centros de Formação Desportiva, “promovendo a abertura de centros náuticos no interior do país”, refere o ministério de Tiago Brandão Rodrigues.

O desporto escolar conta, atualmente, com 71 Centros de Formação Desportiva repartidos por sete modalidades. Entre as modalidades náuticas, encontram-se 34 centros de formação de canoagem, 20 de vela, 16 de surf e 12 de remo. Há ainda sete centros de formação de atletismo, seis de golfe e dois de natação. O despacho publicado vai permitir ainda criar novos grupos-equipa em modalidades mistas, como o corfebol.

Os novos créditos horários, que permitem às escolas contratar professores ou alargar os horários dos que já lá trabalham, podem ser aplicados no projeto-piloto “DE sobre Rodas”. Este novo projeto pretende ensinar as crianças a andar de bicicleta para que passem a usá-las como meio de transporte e vai começar a ser experimentado nos municípios “amigos” da bicicleta que tenham ciclovias.

Desde o início da legislatura, houve um reforço de 800 créditos horários letivos semanais: “Isto representa um aumento constante do número de horas atribuídas ao desporto escolar, que no ano letivo de 2019/2020 será de 22.600 semanais”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.