[weglot_switcher]

Álvaro Santos Pereira: “Esperemos que os preços baixam significativamente. Ou será que os preços dos combustíveis em Portugal só mexem quando o petróleo está a subir?”

O barril de Brent recuou 36% no espaço de uma semana, enquanto o preço do barril Crude WTI afundou 41% devido a uma menor procura em todo o mundo devido à pandemia da Covid-19.
22 Abril 2020, 08h45

Num momento em que o petróleo está a afundar nos mercados internacionais, o antigo ministro da Economia questiona se os preços dos combustíveis em Portugal também vão descer para os consumidores.

“Com esta descida sem precedentes dos preços do petróleo, esperemos que seja desta que os preços do gasóleo e da gasolina baixem significativamente”, disse Álvaro Santos Pereira nas redes sociais.

“Ou será que os preços dos combustíveis em Portugal só mexem (num sentido) quando o petróleo está a subir?”, questionou o agora diretor do diretor do departamento de estudos sobre países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O abrandamento da economia global devido à pandemia da Covid-19 está a provocar uma queda na procura de combustível em todo o mundo, a par de um excesso de produção, o que está a provocar uma forte queda do preço do petróleo nos mercados internacionais.

O Brent recuou 36% no espaço de uma semana, enquanto o preço do Crude WTI afundou 41%.
Na sessão desta quarta-feira, o preço do barril de Crude WTI desce cerca de 3,37% para 11,18 dólares, enquanto o preço do barril de Brent perde 10,40% para 17,32 dólares.

O afundar do preço do petróleo mercados internacionais só deverá ter efeito em Portugal a partir de próxima segunda-feira quando as empresas petrolíferas determinam o novo preço para essa semana, com base nas cotações internacionais da semana anterior.

Em Portugal, a queda na procura também levou a Galp a decidir a suspender a produção de combustível nas suas duas refinarias. Depois da refinaria de Matosinhos ter suspenso a produção de combustível em meados de abril, a petrolífera anunciou esta semana que a refinaria de Sines também suspende a sua produção durante um mês a partir de 4 de maio.

https://jornaleconomico.pt/noticias/refinarias-da-galp-pararam-mas-portugal-tem-combustivel-para-90-dias-579092

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.