[weglot_switcher]

Amazon e TikTok. A nova rivalidade do comércio online

A tecnológica norte-americana tem dominado o mercado ao longo dos anos, mas vê-se agora ameaçada pela plataforma chinesa, que já é muito mais do que uma ‘app’ de vídeos.
Ilustração de Kyra Surgent
22 Outubro 2023, 10h41

A Amazon e o TikTok são as novas rivais do e-commerce (comércio online). A app da tecnológica chinesa ByteDance destaca-se cada vez mais entre os consumidores e está a apostar numa plataforma de comércio online que constitui uma ameaça direta ao domínio de mercado da Amazon, número um no mundo.

A multinacional norte-americana é líder de mercado e durante vários anos parecia não existir concorrência à altura. No entanto, isso parece estar a mudar. Para tal, a famosa aplicação de vídeos curtos está a fazer investimentos avultados para se tornar cada vez mais popular entre os públicos mais jovens e atrair a sua preferência no momento de efetuar compras através de canais digitais.

Nesse sentido, a ByteDance procura agora que os seus mais de 100 milhões de utilizadores nos Estados Unidos passem a ver o TikTok como uma loja online, chamada TikTok Shop. Este é o meio de e-commerce do TikTok e está a atrair mais e mais consumidores que procuram preços baixos para os seus produtos.

De acordo com analistas consultados pelo “The Wall Street Journal“, o mercado do comércio online deverá crescer até aos 100 mil milhões de dólares (94,3 mil milhões de euros) até 2025.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.