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Amazon entra no clube dos trintões a valer dois biliões: “Está a aproximar-se da Google”, diz analista

XTB destaca que o quarto lugar no ranking das capitalizações pode ser ocupado pela Amazon. Tecnológica fundada por Jeff Bezos completa 30 anos de idade na próxima semana. Logo a seguir, há “Prime Day” com descontos.
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28 Junho 2024, 16h13

A Amazon ultrapassou esta semana a marca dos dois biliões de dólares de capitalização bolsista e ocupa o quinto lugar no ranking das maiores capitalizações norte-americanas. No entanto, os analistas da XTB destacam esta sexta-feira que a empresa de e-commerce e cloud “está a aproximar-se da Google”, que tem a quarta posição.

“Esta é a primeira vez que o gigante do comércio online atinge este valor. Outros membros deste clube exclusivo que atingiram esta avaliação de mercado são: a Microsoft, a Apple, a Nvidia e a Alphabet [Google]. Entre elas, as três primeiras têm uma capitalização de mais de três biliões de dólares cada uma”, refere a XTB sobre a empresa que vai fazer 30 anos a 5 de julho.

À boleia da tão aclamada Inteligência Artificial (IA), este Top 5 é composto por ações com tendências excecionais de subida, que representam um terço (30,5%) da capitalização do S&P 500, de acordo com estes especialistas

A BA&N Research Unit lembra que, após ter atingido a marca do bilião de dólares em 2020, a tecnológica demorou quatro anos até chegar a este novo patamar, “o que contrasta com a rapidez com que a Nvidia superou estas fasquias e já apresenta uma capitalização bolsista acima de três biliões de dólares”.

Na bolsa de Nova Iorque, a Amazon estava a valorizar apenas 0,15% para 198,15 dólares por volta das 15h20 (hora de Lisboa) desta tarde. “A Amazon Web Services é atualmente a maior empresa de cloud do mundo e vai tirar partido da necessidade de uma maior capacidade de armazenamento com o desenvolvimento de serviços relacionados com a IA”, lê-se na análise enviada ontem à imprensa.

Além do destaque em bolsa, a Amazon encontra-se também em contagem decrescente para o dia anual de promoções, conhecido como “Prime Day”, que este ano se realiza entre nos dias 16 e 17 de julho. Em Portugal, é a quarta edição e, como é habitual neste marketplace, traz descontos e e ofertas exclusivas para os clientes Prime, os que subscrevem o serviço premium.

Portanto, a partir das 23h00 de 15 de julho e até às 22h59 de 17 de julho, os esses assinantes terão acesso exclusivo a centenas de milhares de ofertas de marcas como Asus, Cecotec, Dodot, ghd, Levi’s, entre outras. Ademais, podem tirar maior proveito da personalização conforme o seu perfil de consumidor (“Ofertas para si”).

“As ofertas estarão disponíveis em todas as categorias, incluindo moda, eletrónica, casa, cozinha e beleza. Além disso, os clientes Prime poderão aceder a alguns dos preços mais baixos deste ano na Amazon em produtos de marcas como Ariel, CeraVe, Lenovo, Playstation, Puma, Samsung e Xiaomi, entre outras”, lê-se num comunicado divulgado pela Amazon aos meios de comunicação social.

“No ano passado, os clientes da Amazon em todo o mundo pouparam quase 24 mil milhões de dólares com ofertas e cupões, e os membros Prime usufruíram da grande maioria dessas poupanças, incluindo mais de 2,5 mil milhões de dólares em poupanças durante o Prime Day em 2023, quando os membros Prime compraram mais de 375 milhões de artigos em todo o mundo”, recordou a country lead da Amazon em Portugal, Inês Ruvina.

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