[weglot_switcher]

Amazon prepara despedimento histórico: vai cortar 30 mil empregos

O objetivo passará por compensar o excesso e contratação durante a altura da pandemia da Covid-19, de acordo com a Reuters. A Amazon tem uma força de trabalho global de 1,55 milhões de pessoas sendo que 350 mil são da área corporativa.
amazon
28 Outubro 2025, 09h18

A Amazon prepara-se para cortar 30 mil empregos no setor corporativo, a partir desta terça-feira, avança esta terça-feira a agência noticiosa Reuters, citando três pessoas conhecedoras do processo. O objetivo passará por compensar o excesso e contratação durante a altura da pandemia da Covid-19. A organização tem uma força de trabalho global de 1,55 milhões de pessoas sendo que 350 mil são da área corporativa.

A Reuters salienta que este seria o maior corte de postos de trabalho que a Amazon efetuaria desde o final de 2022, que se situou em cerca de 27 mil. Este novo corte de empregos representaria quase 10% da força de trabalho existente na área corporativa.

A agência noticiosa salienta que a empresa tecnológica, dirigida por Andy Jassy, tem vindo a cortar empregos, nos últimos dois anos, em áreas como as da dispositivos, comunicações, e de podcast. Este corte de 30 mil empregos, que se deve iniciar esta terça-feira incluir áreas como a de recursos humanos, operações, dispositivos e serviços, e a Amazon Web Services (AWS).

A Reuters, baseando-se no Layoffs.fyi, que monitoriza os cortes de emprego no setor tecnológico, refere que este ano já foram perdidos cerca de 98 mil empregos em 216 empresas, quando em 2024 as perdas de emprego neste setor se situaram em 153 mil.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.