[weglot_switcher]

Amazon revela Bedrock Marketplace. Unbabel entra com Widn.AI

Amazon Bedrock Marketplace quer tornar-se no principal portal para os programadores, com estes a terem acesso a mais de 100 modelos de Inteligência Artificial.
Amazon AWS Swami
AWS re:Invent 2024 Photo by Noah Berger
6 Dezembro 2024, 10h06

Os sonhos tornam-se mesmo realidade. A Amazon Web Services (AWS), pela voz de Swami Sivasubramanian, vice-presidente para Data e Machine Learning, revelou que o serviço Bedrock vai tornar os large language models (LLM) mais acessíveis a programadores.

O Amazon Bedrock abre então o serviço de marketplace (Amazon Bedrock Marketplace) no re:Invent 2024, que voltou a encher as salas do hotel Venetian, em Las Vegas. O objetivo é tornar esta plataforma como o principal portal para os programadores terem acesso a mais de 100 modelos de Inteligência Artificial, que se acrescentam aos já existentes.

Em destaque está o Widn.AI da portuguesa Unbabel, criada por Vasco Pedro, João Graça, Sofia Pessanha, Bruno Silva e Hugo Silva. A mais recente solução apresentada pela startup de origem lusa, com sede em Lisboa, vai estar ao lado dos LLMs de empresas como AI21 Labs, Anthropic, Meta, Stability AI e Mistral AI.

Este passo vem no seguimento do aumento da base de clientes, que cresceu 4,7 vezes no último ano. Mas não são apenas as médias empresas que estão a adotar os serviços da Bedrock, muito pelo contrário. A Adobe, BMW e Zendesk são três exemplos (entre os múltiplos disponíveis) que estão a adotar os avanços desta plataforma da Amazon.

É precisamente a Zendesk que vai conseguir utilizar LLM especializados, onde se insere a solução da portuguesa Unbabel, líder em Inteligência Artificial e serviços de tradução.

“Estamos bastante entusiasmados com este lançamento no Amazon Bedrock Marketplace. É a base perfeita para o Widn.AI, o nosso modelos de IA de alta performance para tradução. Este lançamento abre a porta para um mundo de possibilidades, dando aos utilizadores, em qualquer parte do mundo, as ferramentas e a liberdade para irem além e criar experiências transformadoras para os seus clientes”, afirma João Graça, diretor técnico da Unbabel.

O também cofundador da startup lusa indica que os utilizadores do Bedrock vão ter a “vantagem adicional de operar o Widn.AI na sua própria infraestrutura de cloud, oferecendo maior segurança, controlo e confiança”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.