Amazon somou 44 mil milhões de euros em receitas na Europa, mas não pagou qualquer imposto corporativo (com áudio)

Em 2020, a empresa de Jeff Bezos, com uma unidade no Luxemburgo que opera em oito países europeus, registou receitas recorde e um prejuízo de 1,2 mil milhões de euros, não tendo pago nenhum imposto corporativo.

2 – Amazon (127,4 mil milhões de euros)

A gigante do retalho online registou, em 2020, um novo recorde em termos de receitas, tendo ultrapassado a margem dos 44 mil milhões de euros. No entanto, o mais recente relatório anual divulgado pela Amazon EU Sarl, a empresa de Jeff Bezos na Europa não pagou qualquer imposto corporativo.

A notícia avançada pelo “The Guardian”, esta terça-feira, informa que a unidade no Luxemburgo, canal através do qual a empresa vende produtos para centenas de milhões de consumidores em toda a Europa, embora tenha registado receitas recordistas e um prejuízo de 1,2 mil milhões de euros, não pagou nenhum imposto ao Fisco.

Na verdade, tal como noticia o jornal britânico, a empresa de e-commerce chegou a receber 56 milhões de euros em créditos fiscais que pode usar nos próximos anos para compensar obrigações futuras quando tiver lucros. As contas da Amazon EU Sarl revelam que a retalhista online tem já 2,7 mil milhões de euros em prejuízos transportados de anos anteriores.

Embora o relatório indique que não houve pagamentos ao Fisco no ano passado, ao “The Guardian”, fonte oficial garante que a empresa “paga todos os impostos pedidos em cada país onde opera”.

Na mesma nota, a fonte explica que “os impostos empresariais têm por base lucros, não receitas, e os nossos resultados têm sido baixos devido aos elevados investimentos e ao facto de o retalho ser um negócio muito competitivo com margens reduzidas”. O documento divulgado ao mercado não desagrega resultados por país pelo que não é possível perceber em que países europeus teve melhores ou piores resultados.

A unidade no Luxemburgo, que trata das vendas no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polónia, Espanha e Suécia, contabiliza 5,262 trabalhadores o que significa que o rendimento por emprego ascende os  8,4 milhões de euros.

 

Ler mais
Recomendadas

Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

No âmbito do processo de levantamento gradual das restrições impostas para travar a covid-19, “a partir das 00:00 horas desta segunda-feira e até às 23:59 horas de 30 de maio, é permitido o embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental”, lembra a Administração do Porto de Lisboa (APL), num comunicado hoje emitido.

“Senti como uma agressão. Um modo de agir preconceituoso e racista”. Deputada Romualda Fernandes reage a episódio com a Lusa

Citada hoje pelo Público, a deputada socialista refere que “infelizmente” não lê o episódio “como um lapso, ou como um erro”, porque no seu entender “reflete um pensamento, um modo de agir profundamente preconceituoso e racista” que sentiu “como uma agressão”.

Turismo em Portugal deverá crescer 20% a 30% em 2021, estima Governo

“Se tudo continuar a correr bem ao nível do plano de vacinação, do controlo das novas estirpes e do certificado verde digital, temos boas perspetivas para ficarmos neste ano 20% a 30% acima do ano passado”, realçou a governante em entrevista.
Comentários