[weglot_switcher]

Amazon somou 44 mil milhões de euros em receitas na Europa, mas não pagou qualquer imposto corporativo (com áudio)

Em 2020, a empresa de Jeff Bezos, com uma unidade no Luxemburgo que opera em oito países europeus, registou receitas recorde e um prejuízo de 1,2 mil milhões de euros, não tendo pago nenhum imposto corporativo.
  • 2 – Amazon (127,4 mil milhões de euros)
4 Maio 2021, 10h21

A gigante do retalho online registou, em 2020, um novo recorde em termos de receitas, tendo ultrapassado a margem dos 44 mil milhões de euros. No entanto, o mais recente relatório anual divulgado pela Amazon EU Sarl, a empresa de Jeff Bezos na Europa não pagou qualquer imposto corporativo.

A notícia avançada pelo “The Guardian”, esta terça-feira, informa que a unidade no Luxemburgo, canal através do qual a empresa vende produtos para centenas de milhões de consumidores em toda a Europa, embora tenha registado receitas recordistas e um prejuízo de 1,2 mil milhões de euros, não pagou nenhum imposto ao Fisco.

Na verdade, tal como noticia o jornal britânico, a empresa de e-commerce chegou a receber 56 milhões de euros em créditos fiscais que pode usar nos próximos anos para compensar obrigações futuras quando tiver lucros. As contas da Amazon EU Sarl revelam que a retalhista online tem já 2,7 mil milhões de euros em prejuízos transportados de anos anteriores.

Embora o relatório indique que não houve pagamentos ao Fisco no ano passado, ao “The Guardian”, fonte oficial garante que a empresa “paga todos os impostos pedidos em cada país onde opera”.

Na mesma nota, a fonte explica que “os impostos empresariais têm por base lucros, não receitas, e os nossos resultados têm sido baixos devido aos elevados investimentos e ao facto de o retalho ser um negócio muito competitivo com margens reduzidas”. O documento divulgado ao mercado não desagrega resultados por país pelo que não é possível perceber em que países europeus teve melhores ou piores resultados.

A unidade no Luxemburgo, que trata das vendas no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polónia, Espanha e Suécia, contabiliza 5,262 trabalhadores o que significa que o rendimento por emprego ascende os  8,4 milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.