[weglot_switcher]
1366310
Em Foco

Gronelândia: Governo da Dinamarca adverte que ameaça dos EUA “é para levar a sério”

Mette Frederiksen assegura que, se houver qualquer avanço norte-americano sobre a Gronelândia, isso configurará o ataque de um país NATO a outro país NATO. Não é a primeira vez que esse perigo existe, mas, diz, será o fim da aliança atlântica.

Atualidade

Investidores apostam em empresas de armas com regresso da doutrina Monroe

Cotadas europeias da defesa estão a disparar depois do derrube do Governo da Venezuela e do regresso de uns EUA mais intervencionistas.

Nicolás Maduro declara-se inocente no tribunal de Nova Iorque

Presidente deposto da Venezuela declara-se inocente das acusações de tráfico de droga para os Estados Unidos.

Conselho de Segurança da ONU: EUA falam em operação policial

Reunião foi convocada a pedido da Venezuela, que condenou a ação unilateral de Washington contra o país. Rússia e China estão do seu lado. E António Guterres foi também muito crítico.

O dia em que Trump criou o seu próprio império de petróleo

A doutrina Monroe passou a doutrina Donroe e os EUA exercem influência direta sem pudores sobre as Américas, que produzem 40% do petróleo mundial. A ideia será manter o petróleo a preços baixos e fazer frente a quem quiser influenciar o mercado. O país até pode dobrar a produção até 2030, mas precisa de investir 12 mil milhões só para fazer manutenção de equipamento decrépito.

João Mello Franco é o novo CEO da SIBS

O novo CEO, atual administrador comercial do Banco CTT, sucede a Madalena Tomé que deixou o cargo em setembro.

Aldi aposta na valorização dos produtos de marca própria

Retalhista alemã lança campanha que demonstra que o consumidor pode poupar até 796 euros se comprar produtos da marca Aldi em vez de produtos de marcas do mercado disponíveis nas suas lojas. Campanha realizada em parceria com a agência de publicidade e design Uzina estará disponível ao longo de 2026.

Supervisor aumenta requisito de capital do Novobanco para absorver perdas

Estes novos requisitos “refletem um aumento de 5 pontos base em TREA, refletindo o benefício da redução do P2R (Pilar2), mas impactado pelo aumento do Systemic Buffer (considerado para efeitos de MREL no âmbito do MCC – Market Confidence Charge)”, refere o banco.

Porque é que a compra de pizzas dispara em Washington em momentos de conflito?

De cada vez que os EUA vão intervir militarmente em algum ponto do globo, o consumo de pizzas dispara na capital norte-americana. É assim há 35 anos.

Petrolíferas americanas disparam com Venezuela aberta para o negócio

Possibilidade de mais negócio num novo mercado está a animar os investidores em Wall Street.

No terceiro dia de campanha oficial, todos os caminhos vão dar à RTP

No terceiro dia de campanha oficial, os candidatos têm agenda apenas durante a manhã, porque à noite têm encontro marcado na RTP para o debate todos. Gouveia e Melo começa o dia mais longe da capital, em Vila Real. Os restantes andarão mais perto do ponto de encontro final, na estação pública, pelas 22h00.

Da imigração e segurança à lei laboral: Que temas vão marcar o regresso ao Parlamento?

Imigração, segurança, lei da nacionalidade e lei laboral farão certamente parte do menu do Parlamento para o novo ano mas o aumento da despesa da Defesa e a comissão para acompanhar esses gastos também vão marcar a atualidade política em 2026.

Mariana Leitão critica negociações da Lei Laboral

“Nós temos mesmo de caminhar para um mercado de trabalho mais flexível, nós temos mesmo de garantir que temos esta maior competitividade, um caminho de maior produtividade, para trazer mais riqueza ao país, para trazer mais crescimento económico para que com isso consigamos aumentar os salários”, disse Mariana Leitão.

Venezuela: o ‘culpado’ de tudo, James Monroe (1758-1831)

A Doutrina Monroe, que diz que os Estados Unidos são parte interessada em tudo o que ocorrer nas Américas, data de 1823 e foi gizada para afastar os interesses europeus no Canadá, na América central e na América do Sul. Aparentemente, nunca mais deixou de estar ativa.

Carlos Tavares quer Portugal menos subsídio dependente. Protagonistas antecipam 2026 ao JE

O antigo responsável máximo pelos destinos da Stellantis considera que 2026 pode marcar o “fim da ingenuidade” da União Europeia. Conheça as previsões deste e de outros protagonistas para o que irá marcar 2026.

Comboio de Amorim descarrilou após 14 meses e 500 milhões de investimento no Manchester United

Mais do que os resultados, as divergências com a estrutura do clube levaram a direção a tomar, “relutantemente” a decisão de despedir o técnico português. Old Trafford continua a ser um cemitério de treinadores desde a saída do mítico Sir Alex Ferguson em 2013. Ruben Amorim foi o décimo, numa lista onde consta José Mourinho.

Mercados

Investidores de olhos postos na atividade macro, que retoma esta semana

Para Wall Street os analistas do Bankinter afirmam que as “três principais chaves são a IA, as descidas de taxas de juros da Fed e lucros empresariais expansivos de duplo dígito baixo, em termos gerais”.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

Decorre esta terça-feira a reunião da Comissão Parlamentar de Economia e Coesão Territorial sobre a venda da EFACEC.

Opinião

Uma carta ao Futuro

Sei que as Áfricas não contam muito neste novo jogo geoestratégico global, e são apenas o cenário, nunca o argumento. Ainda assim, lá estará uma das maiores riquezas do planeta, uma juventude vibrante, resiliente, cheia de potencial e sobretudo futuros consumidores.

O fracasso sistémico da engenharia política norte-americana

Persistir no mito do intervencionismo benevolente não é idealismo: é insistir num erro já amplamente documentado pela própria história.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.