[weglot_switcher]

Americanos da Everest entram em Portugal com aquisição da Blue Sites Telco (com áudio)

A compra desta empresa portuguesa, que administra contratos de arrendamento de terrenos para instalações de torres e antenas de telecomunicações, marca o início da atividade europeia deste grupo com sede na Pensilvânia.
13 Junho 2023, 10h30

A empresa norte-americana Everest Infrastructure Partners, que detém, opera e gere torres de telecomunicações sem fios e locais de transmissão, adquiriu a portuguesa Blue Sites Telco, administradora de contratos de arrendamento de terrenos para instalações de torres e antenas de telecomunicações, ao fundo britânico JZ International.

A operação, cujo valor não foi revelado, marcou o início da atividade da Everest Infrastrucure Partners quer em Portugal quer mesmo na Europa. A partir daqui, abre-se um ciclo de expansão internacional noutros países europeus.

“O mercado português de infraestruturas de comunicações continuará o seu crescimento estável e saudável ao longo da próxima década, à medida que a implantação e densificação do 5G em aglomerados urbanos e suburbanos continuarem a decorrer”, disse esta segunda-feira o presidente da Everest Infrastructure Partners.

Segundo Mike Mackey, “a aquisição da plataforma Blue Sites e do seu portefólio de ativos distribuídos por todo o país é uma prova da estratégia contínua e disciplinada de aplicação de capital da Everest para assegurar crescimento e fluxo de caixa de alta qualidade em mercados com moeda estável e Estado de direito”.

O negócio foi assessorado pela sociedade de advogados Cuatrecasas e pelo grupo de contabilidade BDO. A equipa jurídica que apoiou a Everest foi liderada pela sócia Mariana Norton dos Reis, cocoordenadora da área Societário e M&A da Cuatrecasas em Portugal, e pela sócia Sara Quaresma, da área de Imobiliário e Urbanismo, coadjuvadas pelos associados Gonçalo Nogueira (Imobiliário) e Mariana Brazão (M&A), entre outros juristas.

Fundada em 2015, a Everest tem sede em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, e fornece infraestruturas a operadoras de telecomunicações wireless, sendo que o núcleo do portefólio de mais de 2.500 torres se encontra nos Estados Unidos, apesar de as ter também na Austrália, Nova Zelândia e agora Portugal. Em 2021, lançou uma subsidiária para fazer transações na Austrália e Nova Zelândia.

Nos últimos oito anos, a Everest captou cerca de 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros) de capital.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.