A líder parlamentar do PS acusou o PSD de irresponsabilidade sobre a descida do IVA da eletricidade, mas criticou também “alguma esquerda” de esquecer o contributo que deu durante os últimos quatro anos.
“O Orçamento ficará na história por vários motivos”, disse durante a intervenção final do PS, no debate sobre o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), no Parlamento, esta quinta-feira, destacando que a proposta “consolida o equilíbrio entre as boas contas e o aprofundamento do Estado Social”. “«
“Aqui estivemos com responsabilidade, com lealdade, a dialogar com todas as forças políticas que o Bloco de Esquerda não se eximiu”, acrescentou.
A parlamentar frisou que “quer queiramos ou não, o Orçamento traduz em números as escolhas que queremos para o país”, defendendo que é “um orçamento que concretiza melhorias na vida das pessoas”.
Ana Catarina Mendes realçou ainda que uma escolha por “demagogia é má em todas as forças partidárias, mas particularmente grave quando apresentada pelo maior da oposição”.
“A redução do IVA da eletricidade é um bom exemplo da irresponsabilidade do PSD”, disse, considerando que é uma “peça de teatro com três actos: a redução do IVA; um segundo com a redução apenas com a aprovação de contrapartidas; e o terceiro, com uma falácia e logro. Dão dito por não dito”.
Disse ainda que “alguma esquerda acabou por ceder à tentação”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com