[weglot_switcher]

Ana Figueiredo: CEO da Altice é a mais poderosa da Tecnologia e Telecomunicações

Ana Figueiredo foi a primeira mulher a liderar um grupo de telecomunicações em Portugal, depois de subir ao cargo de CEO da Altice Portugal em 2022.
Ana Figueired
31 Outubro 2024, 07h30

Ana Figueiredo tem tantos anos de vida quanto a democracia portuguesa e destaca-se na lista da “Forbes Portugal” como a mulher mais poderosa na categoria de Tecnologia e Telecomunicações.

A sua vida profissional começou na Galp Energia, a fazer auditoria, e passou ainda pela consultora Ernst & Young (EY) entre 2001 e 2003. Mas antes deste percurso na vida adulta, Ana Figueiredo licenciou-se em Administração e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e possui ainda um MBA pela Universidade Católica Portuguesa e Nova Business School.

Após a sua saída da EY, Ana Figueiredo viria a ingressar no grupo Portugal Telecom (PT), tendo chegado a responsável de auditoria interna e de gestão de risco. Com a venda da PT ao grupo francês Altice, em 2015, a empresária transitou o seu contrato profissional para a nova designação e manteve-se no grupo. Já inserida no grupo Altice, Ana Figueiredo foi para a Suíça como responsável da área de auditoria do grupo, supervisionando operações em França, Estados Unidos, Israel, Portugal e República Dominicana.

Posteriormente, foi convidada para ser CEO da Altice DO e depois chairwoman da Altice Dominicana. Com uma carreira sólida dentro da empresa, Ana Figueiredo foi a escolha para substituir Alexandre Fonseca, em 2022, e subiu à posição de CEO da Altice Portugal, tendo acumulado funções de presidente do conselho de administração no ano seguinte.

O seu percurso culminou com Ana Figueiredo a ser a primeira mulher a liderar um grupo de telecomunicações em Portugal, cujo negócio está avaliado em perto de sete mil milhões de euros.

Já o ano passado tinha subido aos 10 primeiros lugares da lista das mais poderosas, posicionando-se na 7ª posição. Este ano, ocupa o quarto lugar do ranking geral, conseguindo um total de 82 pontos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.