Ana Gomes avisa que António Costa poderá rumar a Bruxelas em 2022 (com áudio)

A socialista acredita que o primeiro-ministro poderá assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu, atualmente ocupado pelo belga Charles Michel. Eventual saída de Costa teria lugar um ano antes do final da atual legislatura, que termina em 2023.

Ana Gomes considera que existem possibilidade de António Costa rumar a Bruxelas no próximo ano.

A ex-eurodeputada socialista acredita que o primeiro-ministro poderá vir a suceder ao atual presidente do Conselho Europeu, o belga Charles Michel.

“Não tenho duvidas que esta a fazer o seu caminho para Bruxelas. É no próximo ano – em junho – que o senhor Charles Michel acaba o seu mandato de dois anos e meio”, disse a socialista na “SIC Notícias” na noite de domingo, 9 de maio.

Ana Gomes apontou que o belga dificilmente se manterá no cargo, particularmente depois da sua atuação no infame episódio “sofagate” na Turquia, onde se sentou ao lado do presidente turco Erdogan, enquanto a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi remetida para uma posição secundária num sofá aparte.

Questionado sobre se seria um bom presidente do Conselho Europeu, Ana Gomes respondeu que “seria, sem dúvida. Tudo se encaminha para isso”.

“Portugal tem de estar preparado, isto significa que vai haver implicações para nós”, afirmou sobre a possibilidade de Portugal poder ficar sem o seu primeiro-ministro um ano antes do fim da atual legislatura, que termina em 2023.

A embaixadora apontou que António Costa discursou em três línguas na Cimeira Social que teve lugar no Porto e que juntou os líderes europeus, alguns presencialmente outros por via remota.

Ana Gomes apontou que Costa não sabia bem inglês, mas que também discursou nesta língua, sendo um sinal que “está a aprender inglês”.

Recomendadas

Euro2020: Rússia quer chegar mais longe. Conheça os 10 jogadores mais valiosos

Com uma convocatória avaliada em 191,8 milhões de euros, a seleção russa espera chegar o mais longe possível na presente edição do campeonato europeu. Para tal, terão de ultrapassar na fase de grupos a Bélgica, Dinamarca e Finlândia, tarefa que não se avizinha fácil.

Covid-19: Portugal com mais 519 casos confirmados e uma morte (com áudio)

A DGS revela que se totalizam 342.069 casos registados no Norte (mais 148), 120.369 no Centro (mais 21), 325.081 em Lisboa e Vale do Tejo (mais 274), 22.558 no Algarve (mais 22), 30.398 casos no Alentejo (mais 20), 5.703 casos na Região Autónoma dos Açores (mais 37). A Região Autónoma da Madeira não apresenta novos casos de infeção, mantendo-se o total nos 9.773.

Qual o contributo da tecnologia e das comunicações para a sustentabilidade? Veja o debate na conferência do JE e da Huawei

Conferência ‘Building a Connected Green Future’, promovida pelo JE e pela Huawei, transmitida esta sexta-feira, está integrada na EU Green Week 2021.
Comentários