[weglot_switcher]

Ana Gomes: “Sem a minha candidatura, não haveria nenhum candidato no campo do socialismo democrático”

A antiga eurodeputada afirma que será uma candidata “no campo do socialismo democrático”, garantido que se não fosse a sua candidatura não haveria nenhum representante do PS na corrida.
  • Cristina Bernardo
23 Dezembro 2020, 16h54

A candidata à Presidência da República, Ana Gomes, oficializou, esta quarta-feira, a sua candidatura junto do Tribunal Constitucional, em Lisboa, após ter recolhido cerca de 8.300 assinaturas — um número que lhe permite integrar na lista de candidatos a Belém.

Aos jornalistas, a antiga eurodeputada afirma que será uma candidata “no campo do socialismo democrático”, garantindo que se não fosse a sua candidatura não haveria nenhum representante do PS na corrida.

“Isto por decisão triste de alguns dirigentes do mesmo partido que no fundo incentivaram os militantes socialistas a votarem num candidato de direita”, disse. “Eu sinto-me bem acompanhada por muitos socialistas, além dos deputados independentes, do partido Livre, do PAN, que me honram muito”, continuou, assegurando que tem tido o apoio “de muitos socialistas que não se reveem num candidato de direita”.

Questionada sobre se se sente “traída ou abandonada” por alguns membros do Partido Socialista, nomeadamente o primeiro-ministro António Costa, Ana Gomes garante que não, afirmando que “os valores que o socialismo democrático, e a importância das eleições para a presidência da República têm na nossa arquitetura constitucional e democrática não deveriam de maneira nenhuma levar a que se desvalorizasse este ato eleitoral e não apresentando um candidato desse setor isso seria uma desvalorização”, explica.

Aos jornalistas, a candidata do PS frisa que é necessária “fazer uma viragem no nosso país para não continuarmos na cepa torta, não só no plano económico, mas também social”, garantido que, caso seja eleita, trabalhará “com qualquer governo eleito democraticamente”.

Quanto ao orçamento para a campanha eleitoral, Ana Gomes diz que vão ser gastos 50 mil euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.