[weglot_switcher]

Ana Menéres de Mendonça é a 43ª mais rica de Portugal

Ana Menéres de Mendonça não tem medo de arriscar e isso vê-se pela quantidade de empresas que a gestora tem no currículo de investimento.
23 Janeiro 2025, 07h00

A empresária e empreendedora Ana Menéres de Mendonça surge no ranking da Forbes Portugal como a 43ª pessoa mais rica de Portugal. Uma das fundadoras da Altri somava um património de 345 milhões de euros em 2024.

Com empresas em carteira como Altri, Ramada, Cofina, Medialivre, a gestora mostra não ter medo de arriscar.

Licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa em 1993, o currículo empresarial de Ana Menéres de Mendonça é extenso, principalmente ao nível de criação. Em 1995 foi jornalista da sua área de estudo no já desaparecido Semanário Económico, tendo ido em 1996 para o departamento comercial do Citibank.

A gestora demarca-se principalmente por desempenhar funções de diretora na Promendo SGPS, entidade que detém vários investimentos na Altri, Ramada, Cofina SGPS e Medialivre, dona de títulos como “Correio da Manhã” e “Jornal de Negócios”.

Ana Menéres de Mendonça ajudou ainda a fundar a Greenvolt, que entretanto já não tem em mãos, depois da OPA da KKR.

A empresária é dona de 18,9% da Ramada Investimentos e Indústria e de 17,29% da Altri SGPS. Ana Menéres de Mendonça tem ainda 19,98% do grupo Cofina, tendo uma participação superior aos restantes acionistas, onde surgem nomes como Pedro Borges de Oliveira, Domingos de Matos, Paulo Fernandes e João Borges de Oliveira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.