A Anacom, a Direção-Geral do Consumidor e o Centro Europeu do Consumidor lançaram, esta sexta-feira, o portal ‘Com4Expats’, que visa ajudar e esclarecer os consumidores estrangeiros que se mudam para Portugal. A iniciativa serve para ajudar esta comunidade sobre os serviços de comunicações eletrónicas, estando a ser lançado no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.
Segundo comunicado da Anacom, “estima-se que já existam em Portugal mais de 250 mil utilizadores de serviços de comunicações eletrónicas estrangeiros não falantes de português”. Sendo Portugal um destino cada vez mais atrativo para os estrangeiros, seja na verdade de nómadas digitais, estudantes de Erasmus ou outros profissionais, as empresas lembram que as mudanças comportam desafios, especialmente no que toca aos serviços de telecomunicações e em “compreender as condições contratuais de serviços essenciais para a vida pessoal e profissional”.
Tendo em vista esta problemática, as três entidades juntaram-se para “oferecer respostas a perguntas frequentes sobre serviços de telecomunicações e muito mais”.
Além deste portal, a campanha informativa vai contar com vídeos sobre dúvidas práticas que os consumidores têm colocado. O portal inclui uma área dedicada aos contatos mais relevantes, como centros de arbitragem de conflitos de consumo, de forma a garantir que os utilizadores tenham acesso fácil a informações vitais para a sua adaptação.
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