André Ventura, líder do Chega, deu os parabéns a Alice Weidel, líder da AfD, força de extrema-direita alemã, por ter atingido um resultado “histórico”.
“A Alice Weidel acabou hoje com o bipartidarismo do sistema de interesses na Alemanha ao alcançar um resultado histórico. Exatamente como o Chega fez em Portugal. O destino é, em breve, sermos governo nos nossos países”, destacou o presidente do Chega, na rede social “X”.
A Alice Weidel acabou hoje com o bipartidarismo do sistema de interesses na Alemanha ao alcançar um resultado histórico. Exactamente como o Chega fez em Portugal em 2024. O destino é, em breve, sermos governo nos nossos países! pic.twitter.com/qlIjwPu3zc
— André Ventura (@AndreCVentura) February 23, 2025
O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) tornou-se a segunda formação mais votada com 20,8%, duplicando os resultados das eleições anteriores, e passou a ter 152 deputados (mais 69).
O bloco conservador alemão CDU/CSU liderado por Friedrich Merz elegeu no domingo 208 deputados ao parlamento federal (Bundestag), com 630 lugares, segundo os resultados provisórios divulgados hoje pelas autoridades eleitorais.
A CDU (União Democrata-Cristã), de Merz, conseguiu 22,6% dos votos (164 deputados, mais 12 do que nas eleições de 2021) e o partido “irmão” União Social-Cristã na Baviera (CSU) registou 6% (44 deputados, menos um).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com