Matteo Salvini, secretário-geral do partido Liga Norte da Itália, considerou André Ventura “o presidente dos portugueses de bem”, num vídeo enviado ao candidato presidencial esta sexta-feira, 22 de janeiro.
O político italiano conhecido por ser de extrema-direita, na sua mensagem, pede que Portugal “escolha bem o Presidente da República em nome da honestidade, da mudança, da família, da segurança, do trabalho e do futuro”.
“Aqui em Itália há uma crise no Governo esperamos mandar para casa a esquerda que estão a fazer mal à Itália e à Europa”, afirmou Matteo Salvino sublinhando que espera encontrar-se em breve com André Ventura “e com os militantes do chega em Portugal”.
Estava programada a vinda de Matteo Salvini a Portugal, para que pudesse demonstrar o seu apoio a André Ventura. No entanto, a 14 de janeiro, a assessoria de Ventura anunciou que “Salvini não vem à campanha devido à crise política em Itália”.
Ao contrário de Salvini, a eurodeputada francesa Marine Le Pen esteve em Portugal a apoiar Ventura entre 9 e 10 de janeiro. No primeiro dia com o líder do Chega, Le Pen referiu-se ao candidato presidencial português como sendo “um grito que vem do coração, um sinal do céu”.
O discurso decorreu num hotel lisboeta e a falta de distanciamento, bem como o excesso de pessoas numa sala pequena para acolher o evento motivaram a saída de vários jornalistas em protesto, segundo o “Expresso”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com