[weglot_switcher]

Angela Merkel critica Portugal por causa dos britânicos na final da Champions (com áudio)

A chanceler alemã critica fortemente a postura portuguesa de abertura do país aos viajantes oriundos do Reino Unido – de onde a variante Delta tem sido exportada para o continente.
  • POOL
22 Junho 2021, 19h02

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou esta terça-feira que a União Europeia está a retroceder face ao seu objetivo de estabelecer regras de viagem consistentes e genéricas à medida que os países tomam abordagens variadas face ao surgimento de uma nova variante da Covid-19 no Reino Unido.

As críticas incidiram especificamente sobre Portugal, que permitiu a entrada de turistas britânicos antes da final da Liga dos Campões, apesar de a variante do vírus Delta ser altamente infeciosa.

“O que lamento é que ainda não conseguimos alcançar um comportamento uniforme entre os Estados-membros em termos de restrições de viagem. Isso é um retrocesso”, disse Merkel, numa conferência de imprensa em Berlim, onde estava acompanhada da presidente da Comissão Europeia, a também alemã Ursula von der Leyen.

“Tivemos uma situação em Portugal que talvez pudesse ter sido evitada, e é por isso que temos que trabalhar ainda mais“, acrescentou Merkel. “Fizemos um bom progresso nos últimos meses, mas ainda não estamos onde eu gostaria que a União Europeia estivesse”, disse.

As infeções por coronavírus em Portugal aumentaram nas últimas semanas de menos de 500 casos notificados por dia em maio para mais de mil mais recentemente. De acordo com as autoridades nacionais, a variante Delta — detetada pela primeira vez na Índia — é responsável por mais de 60% das infeções na região de Lisboa e Do Vale do Tejo. O governo impôs na sexta-feira uma proibição de viagens de fim-de-semana em redor da capital para impedir sua propagação, mas foi apenas por dois dias.

A União ainda não adicionou o Reino Unido à sua lista de países considerados suficiente seguros para poder levantar as proibições de viagem. A lista, no entanto, não é obrigatória para os Estados-membros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.