A Universidade Católica Portuguesa (UCP) atribui esta quarta-feira, 9 de julho, o grau de Doutora Honoris Causa a Angela Merkel, chanceler da República Federal da Alemanha entre 2005 e 2021.
A cerimónia realiza-se a partir das 15h00, no auditório Cardeal Medeiros, no edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II, e, entre outros, conta com a presença do ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, do presidente da CIP, Armindo Monteiro, de José Manuel Durão Barroso e de Pedro Passos Coelho.
A Laudatio (elogio) da nova doutorada é proferida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Angela Merkel nasce a 17 de julho de 1954, em Hamburgo, mas cresce na antiga República Democrática Alemã, onde se forma em Física, na Universidade de Leipzig, e faz o doutoramento em Química Quântica, no Instituto Central de Físico-Química da Academia de Ciências em Berlim-Adlershof.
Em 1989, após a queda do Muro de Berlim, envolve-se no crescente movimento democrático e com a reunificação da Alemanha abraça definitivamente a vida política. Em dezembro de1990 é eleita para o Bundestag, pelo estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Em 1994 é feita ministra do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear pelo chanceler Helmut Kohl. Em 1998, após um escândalo envolvendo Wolfgang Schauble, que se perfila para suceder a Kohl, chega à liderança da CDU.
Em 2005, a CDU vence as eleições e torna-se a primeira mulher chanceler, cargo que ocupa até 2021, durante quatro mandatos, sempre à frente de coligações envolvendo quer o SPD quer o FDP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com