A empresa de biotecnologia BEAT Therapeutics venceu o BfK Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI) no âmbito da parceria entre o programa Born from Knowledge (BfK) e os Prémios Empreende XXI, promovidos pelo BPI e pela DayOne, divisão especializada do CaixaBank para empresas de inovação e tecnologia.
Este reconhecimento traduz-se na atribuição do troféu “Árvore do Conhecimento”, da autoria do artista Leonel Moura, símbolo da ligação entre ciência, arte e sociedade, e num prémio pecuniário no valor de 2.500 euros.
Fundada em 2023, a BEAT Therapeutics é uma startup de biotecnologia dedicada ao desenvolvimento de terapias inovadoras para cancros altamente agressivos, com especial enfoque no cancro do pâncreas, que continua a ser uma das patologias oncológicas com menos opções terapêuticas eficazes. “O principal candidato a fármaco desta empresa é o composto ‘first-in-class’, BBIT20, atualmente em fase pré-clínica, que apresenta um mecanismo de ação único, com provas de elevada eficácia, capaz de ultrapassar mecanismos de resistência”, refere a ANI em comunicado.
A inovação disruptiva da BEAT Therapeutics baseia-se em explorar novas vias terapêuticas que visam mecanismos de reparação de ADN até agora não explorados como alvos terapêuticos, demonstrando elevada eficácia e sinergia com outras terapias.
“Com base numa abordagem científica de excelência, tendo resultado de investigação desenvolvida nas Faculdades de Farmácia da Universidade do Porto e Universidade de Lisboa, e no uso de tecnologias de última geração, como inteligência artificial e modelos computacionais avançados, a BEAT Therapeutics está a desenvolver terapias mais eficazes e direcionadas aos tumores, que procuram melhorar significativamente a qualidade de vida e as taxas de sobrevivência dos doentes oncológicos”, acrescenta.
Além do impacto social e clínico, o modelo de negócio da BEAT Therapeutics, assente no licenciamento e com proteção de propriedade intelectual em 47 países, apresenta “forte potencial de escalabilidade e internacionalização”.
Cancros agressivos, como os do pâncreas, mama triplo negativo, ovário e próstata resistente à castração, afetam cerca de 1,7 milhões de pessoas anualmente e apresentam taxas de mortalidade que ultrapassam os 70% nos primeiros cinco anos após o diagnóstico.
O BfK Awards distingue anualmente projetos empresariais nascidos do conhecimento científico e tecnológico, com forte componente de I&D, elevada ambição e potencial transformador. A BEAT Therapeutics junta-se assim ao conjunto de startups reconhecidas pela ANI desde 2017, que têm contribuído para reforçar o ecossistema de inovação em Portugal e a valorização de conhecimento para a economia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com