O cinema português volta a estar representado na shortlist para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação. “Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, está agora na corrida aos Óscares após ter sido premiado em junho no Festival de Cinema de Annecy.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou esta terça-feira as quinze curtas finalistas da 97.ª edição dos Óscares. A curta-metragem portuguesa concorre ao lado de filmes como “Origami” de Kei Kanamori, “A Bear Named Wojtek”, de Iain Gardner, ou “In the Shadow of the Cypress” de Shirin Sohani e Hossein Molayemi.
O filme é um documentário, animado em aguarela e digital, sobre o ciclo de vida dos percebes, no contexto da apanha no Algarve. Este é o ambiente macro, que depois se decompõe em subtemas como a relação dos habitantes locais com o mar, o turismo e o desordenamento da costa portuguesa. Produzido pela portuguesa BAP Animation Studios e a francesa IKKI Films, “Percebes” já participou em dezenas de festivais internacionais, tendo arrecadado mais de uma dezena de prémios, incluindo o Prémio Cristal de Melhor Curta-Metragem do Festival de Annecy.
Nunca é demais relembrar o extraordinário percurso do cinema de animação português nos últimos anos, cujo reconhecimento em diversos festivais internacionais se tem traduzido em prémios de relevo, embora a ambição de conquistar a estatueta dourada ainda esteja por cumprir.
De recordar que a animação portuguesa tem marcado presença nas shortlists dos Óscares. Feito alcançado em 2006 e 2010 com as curtas “História Trágica com Final Feliz” e “Tio Tomás – A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa. Mais recentemente, em 2023, “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, e “Ice Merchants”, de João Gonzalez, também integraram a lista de finalistas, sendo que este último conquistou a nomeação. “Ice Merchants” foi o único filme português a consegui-lo. Até agora.
A lista final de nomeados é votada pelos membros da Academia entre 8 e 12 de janeiro de 2025, e as nomeações serão reveladas a 17 de janeiro de 2025.
Finalistas à nomeação de Melhor Curta-Metragem de Animação
“Au Revoir Mon Monde”
“A Bear Named Wojtek”
“Beautiful Men”
“Bottle George”
“A Crab in the Pool”
“In the Shadow of the Cypress”
“Magic Candies”
“Maybe Elephants”
“Me”
“Origami”
“Percebes”
“The 21”
“Wander to Wonder”
“The Wild-Tempered Clavier”
“Yuck!”
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com