[weglot_switcher]

Animação sociocultural reduz violência na escola

Estudo recomenda o alargamento da animação a todas as escolas nacionais, desde o jardim de infância ao primeiro ciclo.
18 Janeiro 2020, 17h00

Um estudo realizado pelo investigador Bruno Trindade no âmbito da sua tese de doutoramento, apresentada na Universidade de Salamanca, concluiu que a animação sociocultural aumenta a motivação dos alunos, diminui a violência escolar e potencia outro tipo de competências.

O estudo contou com a participação de 439 alunos e 36 professores do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco.

“Ficámos impressionados com as respostas, não só dos alunos como dos professores, pois 80% considerou que a animação sociocultural ajudou a combater a indisciplina na escola”, disse o autor do estudo à agência Lusa.

Bruno Trindade explicou que “alunos e professores demonstram uma satisfação elevada com a animação sociocultural na oferta educativa, sendo esta atividade promotora de sucesso escolar, de maior motivação escolar e de redução dos comportamentos desviantes”.

Razões para recomendar o alargamento da animação a todas as escolas nacionais, desde o jardim de infância ao primeiro ciclo. “Ajuda a melhorar a componente educativa, mas também a ter uma perspetiva diferente ao nível das suas metodologias e da educação não formal”, salientou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.