Um estudo realizado pelo investigador Bruno Trindade no âmbito da sua tese de doutoramento, apresentada na Universidade de Salamanca, concluiu que a animação sociocultural aumenta a motivação dos alunos, diminui a violência escolar e potencia outro tipo de competências.
O estudo contou com a participação de 439 alunos e 36 professores do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco.
“Ficámos impressionados com as respostas, não só dos alunos como dos professores, pois 80% considerou que a animação sociocultural ajudou a combater a indisciplina na escola”, disse o autor do estudo à agência Lusa.
Bruno Trindade explicou que “alunos e professores demonstram uma satisfação elevada com a animação sociocultural na oferta educativa, sendo esta atividade promotora de sucesso escolar, de maior motivação escolar e de redução dos comportamentos desviantes”.
Razões para recomendar o alargamento da animação a todas as escolas nacionais, desde o jardim de infância ao primeiro ciclo. “Ajuda a melhorar a componente educativa, mas também a ter uma perspetiva diferente ao nível das suas metodologias e da educação não formal”, salientou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com