[weglot_switcher]

Antigo diplomata canadiano detido na China

Cerca de uma semana depois da detenção da diretora financeira da Huwaei no Canadá, a pedido das autoridades fiscais dos EUA, um antigo diplomata canadiano foi detido hoje na China. Michael Kovrig trabalha para o International Crisis Group.
  • Reuters
11 Dezembro 2018, 18h04

Um antigo diplomata canadiano foi detido hoje na China, segundo noticia a Reuters. Michael Kovrig trabalha atualmente para o International Crisis Group, organização que já indicou estar a tentar garantir a sua “imediata e segura libertação”.

A detenção de Kovrig na China ocorre cerca de uma semana após a detenção da diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, no Canadá, a pedido das autoridades fiscais dos EUA. A Reuters salienta que a detenção de Kovrig poderá ser uma represália da parte das autoridades chinesas.

Wanzhou é suspeita de práticas de fraude relativamente às sanções económicas impostas ao Irão. Exerce o cargo de CFO da empresa tecnológica chinesa, o segundo maior fabricante mundial de smartphones, além de ser filha do fundador da Huawei. Está detida no Canadá desde o dia 1 de dezembro e poderá ser extraditada para os EUA.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.