[weglot_switcher]

António Costa afasta congelamento das rendas das casas em Lisboa

Primeiro-ministro aponta que congelamento das rendas durante cinco anos, como em Berlim, é uma “solução muito má para a preservação e renovação da cidade”.
  • Cristina Bernardo
13 Fevereiro 2020, 09h20

O Governo rejeita o congelamento das rendas em Lisboa, tal como foi aplicado em Berlim, para combater os preços altos das rendas.

Os preços das casas para arrendamento em Lisboa têm registado fortes subidas nos últimos anos, mas a solução aplicada na capital alemã não agrada ao primeiro-ministro.

“Tivemos esta experiência de congelar rendas durante 40 anos, e é uma solução muito má para a preservação e renovação da cidade”, disse António Costa em entrevista à Bloomberg esta quinta-feira.

“Precisamos de gerir o mercado para evitar movimentos especulativos, mas existem mais ferramentas além de um congelamento. Talvez em Berlim seja uma boa solução”, acrescentou.

Para combater os preços elevados, o primeiro-ministro aponta medidas como o fim dos vistos gold para quem compra casas acima de 500 mil euros em Lisboa, Porto e regiões do litoral, programa que gerou 4,5 mil milhões de euros de investimento desde 2012.

“Precisamos de dar confiança aos proprietários, ao mercado”, destacou. “Precisamos de compreender o que está a acontecer agora no mercado imobiliário. Com taxas de juro tão baixas, o imobiliário é o mercado de refúgio para investidores. Não apenas em Berlim ou em Lisboa, é um problema global para todas as cidades no mundo”, afirmou à Bloomberg.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.