A União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América (EUA) “viraram a página” na sua relação turbulenta, disse hoje António Costa.
“Se olharmos para trás, há nove meses, todos estavam com medo por causa da nossa relação com os Estados Unidos. Nos últimos 9 meses, conseguimos estabilizar as relações transatlânticas”, disse o presidente do Conselho Europeu ao “Financial Times”.
“Se recordarmos as suas primeiras declarações sobre a União Europeia, parece que é algo que aconteceu há muitos anos. Mas agora penso que virámos a página e precisamos de construir sobre esta nova estabilidade para mantermos a nossa relação com os Estados Unidos”, acrescentou.
Sobre o acordo de comércio entre os dois blocos, considera que é “no interesse” tanto dos EUA como da UE manter o acordo, pois seria péssimo regressar à incerteza, pois “prejudicaria a confiança dos investidores”.
“A interação entre a Europa e os EUA tem sido muito intensa nos últimos meses. Vivemos momentos muito críticos, muita incerteza. Mas agora encontrámos uma base comum e precisamos de olhar em frente”, concluiu António Costa.
Sobre as críticas de Donald Trump à multa de três mil milhões de euros à Google, Costa disse que “os amigos nem sempre concordam em tudo. Sabemos que os EUA têm uma visão diferente da Europa na regulação digital. Mas respeitamos a sua opinião e eles respeitam a nossa”.
Ainda na regulação digital, disse que a UE não concordou em mudar no acordo de comércio entre a UE e os EUA e que não irá alterar as regras.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com