António Costa indigitado primeiro-ministro pelo Presidente

Marcelo Rebelo de Sousa diz que, depois de publicados os resultados finais oficiais das eleições, seguir-se-á a primeira reunião do novo parlamento e a nomeação e posse do Governo e, no prazo máximo de dez dias após a nomeação, a submissão do programa do Governo à apreciação da AR.

Piroschka Van Der Wouw/Reuters

O Presidente da República indigitou esta terça-feira à noite António Costa como primeiro-ministro do XXII Governo Constitucional, depois de o Partido Socialista (PS) ter vencido as eleições parlamentares de domingo, 6 de outubro, sem maioria absoluta.

“Ouvidos, nos termos constitucionais, os partidos agora representados na nova Assembleia da República, e tendo em conta os resultados eleitorais, o Presidente da República indigitou hoje o Dr. António Costa, secretário-Geral do Partido Socialista, como primeiro-ministro do XXII Governo Constitucional”, refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem publicada no site oficial da Presidência da República.

O chefe de Estado português recebeu hoje o presidente do PS, após um dia de reuniões com todos os partidos que terão assento parlamentar. “Depois de publicados os resultados finais oficiais das eleições, seguir-se-á a primeira reunião do novo parlamento e a nomeação e posse do Governo e, no prazo máximo de dez dias após a nomeação, a submissão do programa do Governo à apreciação da Assembleia da República”, explica ainda o Presidente da República, nessa nota.

O PS venceu as eleições legislativas de domingo com 36,65% dos votos e 106 deputados eleitos, de acordo com os resultados finais provisórios (falta só apurar os círculos da emigração). António Costa manifestou logo disponibilidade para negociar com os parceiros que apoiaram o anterior Governo, mas também deixou avisos aos dois partidos. “Quem fixou como objetivo impedir uma maioria absoluta do PS tem agora a responsabilidade acrescida de contribuir para a estabilidade na próxima legislatura”, disse, em conferência de imprensa, na noite eleitoral.

Relacionadas

“Seja acordo escrito ou verbal”. PS quer entendimento à esquerda

“O entendimento é que é importante sobre as principais matérias que regulação nos próximos quatro anos”, garantiu Carlos César, à saída da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Recomendadas

Partido do Brexit recua para favorecer conservadores nas eleições

Nigel Farage não vai apresentar candidatos às legislativas britânicas de 12 de dezembro em quase metade dos círculos. “O que vamos fazer é concentrar os nossos esforços”, afirma.

Startups brasileiras apostam na transformação de lixo e combate ao desperdício de água

A transformação de lixo e materiais em biocombustível e o combate ao desperdício de água e foram algumas das soluções apresentadas pela BNPetro e Piipee, que marcaram presença na cimeira tecnológica Web Summit, que se realizou na semana passada, em Lisboa.

Web Summit: participantes gastaram 64 milhões de euros nos quatro dias do evento, estima AHRESP

Foram registados “cerca de 64,4 milhões de euros de gastos dos visitantes nos quatro dias do evento”, apurou a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) no seu estudo sobre a estimativa do impacto da Web Summit ao nível dos gastos dos visitantes, da procura e do impacto nas atividades do alojamento turístico.
Comentários