O primeiro-ministro e secretário geral do Partido Socialista, António Costa, aproveitou a celebração dos 50 anos do partido para recordar o antigo Presidente da República, Mário Soares.
“Mário Soares transcendeu o PS, mas a sua personalidade marcou para sempre o ADN do Partido Socialista. Marcou-o na capacidade de simultaneamente ter uma enorme determinação em se bater por aquilo que poucos acreditavam, mas a enorme tolerância de respeitar o pensamento adverso e sempre respeitar aqueles que são os adversários do momento”, referiu António Costa.
O chefe de Governo lembrou que Mário Soares foi eleito e reeleito Presidente da República e presidente de todos os portugueses. “Soube-o fazer de uma forma notável. Desde logo na primeira eleição, para a qual olhou com a convicção que só ele sabia ter, profunda do que era a verdadeira vontade e sentido nacional contra aquilo que era a opinião das sondagens, dos comentadores e alguns até amigos que diziam não te metas nisso”, destacou.
“A verdade é que ele se meteu e ainda bem porque numa campanha absolutamente extraordinária, contra tudo e contra todos, conseguiu ser o primeiro Presidente da República civil, em Portugal, desde o fim da primeira República”, afirmou António Costa.
Mário Soares ocupou os cargos de primeiro-ministro de Portugal de 1976 a 1978 e de 1983 a 1985 e de Presidente da República Portuguesa de 1986 até 1996.
De recordar que as celebrações dos 50 anos do PS vão contar com discursos do chanceler germânico, Olaf Scholz, do líder histórico dos socialistas espanhóis, Felipe González, e do secretário-geral do partido e atual primeiro-ministro, António Costa. O programa de comemorações dos 50 anos da fundação do PS vai prolongar-se até 7 de dezembro de 2024.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com