António Costa sobre a TAP: “Estamos a fazer um esforço imenso para proteger a nossa companhia aérea”

“Temos de assegurar que após esta crise estejamos na posse dos recursos necessários para incrementar as relações no espaço ibero americano”, garantiu o primeiro-ministro.

António Costa PM Twitter

O primeiro-ministro, António Costa, enalteceu esta terça-feira o papel da TAP na recuperação económica e garantiu que por esse motivo tem sido feito um grande esforço para proteger a companhia aérea portuguesa.

Durante a cimeira ibero-americana em Andorra, António Costa explicou que a TAP vai ter um papel ativo “depois da crise em termos um crescimento mais forte entre a Ibero América e a Europa”.

“Temos de assegurar que após esta crise estejamos na posse dos recursos necessários para incrementar as relações no espaço ibero americano. Estamos a fazer um esforço imenso para proteger a nossa companhia aérea”, referiu António Costa, acrescentando que a TAP que é a grande ponte de interligação entre o Brasil e a Europa.

António Costa considerou igualmente importante o robustecimento das conexões entre os diferentes lados do Atlântico. “É fundamental para o desenvolvimento da economia do futuro, que será puramente que será uma economia baseada no digital, reforçar a conexão entre os dois lados do Atlântico”, apontou o primeiro-ministro.

“É essencial que possamos avançar nos distintos instrumentos de relacionamento entre União Europeia e o espaço da Ibero América”, afirmou António Costa salientando “três prioridades claras” que passam pela “conclusão do acordo com o Chile, conclusão do acordo comercial com o México e o progresso nas negociações da Mercosul”.

António Costa mencionou ainda a importância da informação, que “tem que ser global”. O líder do Executivo lembrou que os cidadãos europeus só vão estar seguros “quando todos estiverem protegidos” e como tal espera que os mecanismos de apoio “para os países de rendimento médio seja um sucesso”. “Tem de ser uma das principais prioridades da União Europeia”, considerou, em declarações transmitidas pela RTP3.

Ler mais
Relacionadas

Presidente pede aos portugueses no estrangeiro que votem nas eleições nacionais

O chefe de Estado salientou que os portugueses residentes fora do seu país têm agora mais direitos políticos de participação na vida nacional.
Recomendadas

UE/Presidência: Zacarias espera que conferência seja “exercício sem precedentes na democracia deliberativa”

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, disse este domingo esperar que a Conferência sobre o Futuro da Europa seja “um exercício sem precedentes na democracia deliberativa”, que coloque as pessoas no centro das decisões políticas.

UE/Presidência: Do Porto a Estrasburgo para a inauguração da Conferência sobre Futuro da Europa

Depois de dois dias de cimeira no Porto, vários líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro António Costa, estarão este domingo em Estrasburgo, no Dia da Europa, para a inauguração oficial da conferência de reflexão sobre o futuro do projeto europeu.

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou no sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no ‘site’ da Presidência.
Comentários