[weglot_switcher]

António Costa sobre Novo Banco: “Estado em caso algum perderá qualquer parcela dos 3900 milhões de euros”

Passos Coelho considera que primeiro-ministro está a dar razão ao PSD.
  • Cristina Bernardo
22 Fevereiro 2017, 15h38

O primeiro-ministro António Costa garantiu esta quarta-feira, no debate quinzenal no Parlamento, que será o sistema financeiro irá suportar a injeção de capital no Novo Banco. “O Estado em caso algum perderá 3,9 mil milhões de euros ou qualquer parcela”, disse António Costa, relativamente aos 3,9 mil milhões de euros que o Estado irá injetar no Novo Banco.

O chefe do Executivo explicou que a injeção de verbas no banco de transição é “um empréstimo ao Fundo de Resolução e será suportado pelo sistema financeiro e portanto pode ser que o sistema financeiro tenha de suportar o pagamento ao estado dos 3900 milhões para além daquilo que seja o encaixe que se venha a ter com o processo de alienação do Novo Banco”.

Em resposta, o líder da oposição criticou o que considerou ser uma mudança de posição do primeiro-ministro. “É notável que tenha demorado tanto tempo, mais de dois anos e meio, para reconhecer o que repetidamente dito por nós a esse a propósito, concluindo que a operação não tem custos para o contribuinte. Folgo muito em que demore tempo, mas que dê razão ao que defendemos”.

Foi durante o Governo de Passos Coelho, em Agosto de 2014, que a resolução do BES e a criação do Novo Banco foi decidida. O Governo anterior e o Banco de Portugal sustentaram que a operação não teria custos para os contribuintes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.