[weglot_switcher]

António Guterres apela à mobilização de “todo o planeta” na luta contra às alterações climáticas

“Os riscos são demasiado reais. Estão-se a realocar povos inteiros, os meios de subsistência estão a destruir-se, as pessoas estão a ficar com doenças relacionadas com o clima e em Tuvalu vi um país inteiro lutar para preservar a sua própria existência”, afirmou o Secretário Geral da ONU.
  • António Guterres
19 Maio 2019, 17h12

O Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres apelou, este domingo, para que os líderes mundiais tomem decisões “informadas” na luta contra as alterações climáticas, chamando a atenção para o facto de “todo o planeta” estar em jogo.

António Guterres salientou que estas não são questões de solidariedade ou generosidade, mas “interesse próprio de todos os responsáveis na toma de decisões de todo o mundo, já que não está só em jogo o Pacífico, mas sim todo o planeta”.

O Secretário Geral da ONU deu estas declarações no final de uma viagem à Oceânia, onde visitou a Nova Zelândia, as ilhas Fiji, Tuvalu e Vanuatu, para observar os efeitos das alterações climáticas na região.

“Durante a semana passada, presenciei, em primeira mão, os impactos das alterações climáticas nos estados insulares do Pacífico”, indicou Guterres. “Os riscos são demasiado reais. Estão-se a realocar povos inteiros, os meios de subsistência estão a destruir-se, as pessoas estão a ficar com doenças relacionadas com o clima e em Tuvalu vi um país inteiro lutar para preservar a sua própria existência”.

Guterres que mesmo que os países da zona contribuam pouco para as alterações climáticas, “são os mais afetados”. “Para alguns, as alterações climáticas são agora uma ameaça existencial”, referiu.

No final da sua intervenção, o Secretário Geral da ONU afirmou que as alterações climáticas não podem ser travadas apenas pelos países pequenos insulares, apelando à mobilização do resto do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.