[weglot_switcher]

António Ramalho vai ser reeleito CEO do Novo Banco

O chairman do Novo Banco disse que o mandato de António Ramalho “será renovado através do processo normal, que decorre até ao final do ano” e garantiu que atual presidente executivo da instituição bancária “tem 100%” do seu apoio.
Cristina Bernardo
5 Setembro 2020, 13h06

Depois da polémica em torno da auditoria da Deloitte ao Novo Banco, o presidente do Conselho Geral e de Supervisão, Byron Haynes anunciou a reeleição do presidente executivo, António Ramalho à instituição bancária.

Em entrevista ao jornal Expresso, Byron Haynes garantiu que o mandato de António Ramalho “será renovado através do processo normal, que decorre até ao final do ano”. “Tem 100% do meu apoio, do Conselho Geral e de Supervisão (compostos por administradores independentes) e do acionista Lone Star”, apontou o chairman do Novo Banco.

Sobre as conclusões da auditoria da Deloitte, Byron Haynes sublinhou que os pedidos de capital feitos pelo Novo Banco ao Fundo de Resolução “estão em linha com os planos de negócio e de capital acordados com as autoridades”, o Estado português e as autoridades europeias.

Em julho, em entrevista ao Jornal Económico, Byron Haynes, defendia que o banco “não vende carteiras de ativos com desconto” e considera ser “muito irónico” que a sua independência seja questionada. Na mesma entrevista o chairman do Novo Banco não previa a saída dos acionistas “num futuro próximo” do banco e assegurava que a prioridade continua a seria a “limpeza” do legado do BES.

Sobre a possibilidade de renovar o mandato no Novo Banco, na quarta-feira, 2 de setembro, o atual presidente executivo demonstrou-se disponível para ficar para lá do final do mandato na instituição bancária.

“Naturalmente que ficaremos e tenderemos a ficar até a reestruturação do banco estar concluída e até trazermos o banco para uma situação de lucros, o que pretendemos que aconteça em 2021, dado que foi esse o plano acordado com o Estado português e a Comissão Europeia”, disse o CEO do Novo Banco, recordando ainda que “este é um dos objetivos desta administração, o cumprimento rigoroso do plano em circunstâncias específicas”.

De recordar, que António Ramalho chegou ao Novo Banco a 22 de agosto de 2016.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.