[weglot_switcher]

Apagão: Todas as subestações elétricas espanholas já com energia

Tanto Portugal como Espanha estão a recuperar lentamente de um incidente que foi descrito como “absolutamente excecional” e que provocou uma falha generalizada de energia, a desconexão das comunicações móveis e perturbações no comércio, na indústria e, sobretudo, na rede de transportes.
29 Abril 2025, 07h37

Todas as subestações elétricas de Espanha já tinham energia às 05h00 de hoje (04h00 em Lisboa) após o apagão de segunda-feira, disse a distribuidora Red Eléctrica.

Segundo a empresa espanhola, estava restabelecido o equivalente de 92,1% da procura de eletricidade no território continental de Espanha.

Tanto Portugal como Espanha estão a recuperar lentamente de um incidente que foi descrito como “absolutamente excecional” e que provocou uma falha generalizada de energia, a desconexão das comunicações móveis e perturbações no comércio, na indústria e, sobretudo, na rede de transportes.

A falha de energia provocou a suspensão de todos os serviços ferroviários de todas as empresas em Espanha, afetando um total de 116 comboios e 30 mil passageiros. Os comboios de passageiros e os serviços de metro nas principais cidades ficaram paralisados.

Além disso, os passageiros de vários comboios tiveram de ser resgatados, e muitas estações permaneceram abertas durante a noite para fornecer abrigo aos passageiros.

Ainda assim, não foram registados incidentes nas estradas, para além de grandes engarrafamentos durante o dia. O principal problema continua a ser o transporte ferroviário, tendo sido assistidos cerca de 35 mil passageiros retidos em comboios.

A operadora ferroviária Renfe anunciou hoje que o serviço de comboios urbanos na Comunidade de Madrid vai operar a 50%, exceto a Linha 5.

A empresa informou ainda que os serviços comerciais de alta velocidade e longa distância entre Madrid e Barcelona, Valência, Múrcia, Alicante, País Basco e Algeciras retomaram as operações normais.

O ministro dos Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha, Óscar Puente, anunciou a retoma do serviço de comboio de alta velocidade hoje, “com o máximo serviço possível”, com excepção da linha Hornachuelos-Sevilha e do corredor Galícia de Sanabria.

O metro de Barcelona operou durante toda a noite sem interrupções para prestar serviço após a falha de energia e já restaurou o serviço em todas as linhas, de acordo com os Transportes Metropolitanos de Barcelona.

O metro de Madrid está a preparar-se para operar assim que a energia for restabelecida, disse a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, que acrescentou que todos os táxis e autocarros urbanos poderão operar hoje, bem como os autocarros intermunicipais, “que estão a ser reforçados”.

Após o apagão, que ocorreu por volta das 11:30 de segunda-feira (hora de Lisboa), a Red Eléctrica espanhola anunciou que o restabelecimento do abastecimento levaria entre seis e dez horas.

Por volta das 18:00 locais (17:00 em Lisboa), o primeiro-ministro de Espanha disse que se desconhecem as causas do corte de energia.

Segundo Pedro Sánchez, houve “uma forte oscilação, em termos técnicos, no sistema elétrico europeu, que desencadeou a interrupção do abastecimento em toda a Península Ibérica e algumas zonas do sul de França”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.