[weglot_switcher]

Apax Partner lança plataforma pan-europeia de seguros vida e gestão de fortunas

Depois da compra da GNB-Vida, a Apax-Partners lança a GamaLife, uma plataforma pan-europeia de seguros de vida e gestão de património. O novo presidente da ex-BES Vida é Matteo Castelvetri.
14 Outubro 2019, 18h55

A Apax Partners, que comprou a seguradora do ramo vida ao Novo Banco, anunciou em comunicado a criação da GamaLife, uma nova plataforma europeia integrada de seguros de vida e gestão de fortunas. O lançamento da plataforma ocorre hoje com a aquisição da GNB – Companhia de Seguros de Vida, ao Novo Banco. O GamaLife é uma plataforma pan-europeia de gestão de seguros de vida e de património em tecnologia e sustentabilidade.

Esta plataforma é suportada por fundos assessorados pela Apax Partners, pretende aproveitar a aquisição do GNB Vida como o início de uma estratégia de consolidação mais ampla no mercado de seguros de vida.

Liderada por Matteo Castelvetri, CEO do grupo, a GamaLife foi criada com o objetivo de transformar companhias de seguro de vida tradicionais, através de uma abordagem inovadora, na qual a inovação tecnológica e o foco na transparência e no serviço assumem um papel primordial, diz o comunicado dos britânicos da Apax Partners, que detêm a Global Bankers.

“A estratégia de aquisição da GamaLife concentrar-se-á em empresas com elevado potencial de recuperação e com capacidade de beneficiar das melhores práticas cross-border, mantendo a flexibilidade e agilidade das funções centrais”, diz a Apax Partners.

O Novo Banco concluiu a venda da totalidade do capital social da GNB – Companhia de Seguros de Vida à Bankers Insurance Holdings, uma sociedade totalmente detida por fundos geridos pela Apax Partners, passando a ser a primeira companhia de seguros vida independente dedicada exclusivamente ao canal bancário em Portugal.

Com este contrato, que tem por base uma parceria de longo prazo com incentivos partilhados, o banco português garante a distribuição de produtos de seguros vida da GNB Vida em Portugal na rede comercial do Novo Banco, por um período de 20 anos, assim como promove a inovação financeira e a melhoria do cross selling dos produtos de seguros vida.

Sediada em Lisboa, a GNB Vida oferece produtos de proteção, poupança e reforma distribuídos pelas 401 agências do Novo Banco.

A compra da GNB Vida “fará com que a GamaLife relance a oferta de produtos e distribuição do GNB Vida, com o objetivo de se tornar um verdadeiro líder no mercado de seguros português, graças a um novo contrato de distribuição exclusiva de longo prazo com o Novo Banco”, diz a Apax, empresa líder global em consultoria de private equity.

“A GNB Vida procurará acelerar o foco em novos produtos, desenvolvendo soluções inovadoras para o benefício de seus clientes finais”, adianta a Apax.

No comunicado Matteo Castelvetri disse: “Estamos empolgados com o lançamento do GamaLife e acreditamos que a Apax é um excelente parceiro para nos ajudar a criar uma inovadora plataforma pan-europeia de vida e património. Estamos muito satisfeitos por concluir a nossa primeira aquisição (GNB Vida) e entrar no mercado português em rápido crescimento. Acreditamos que a combinação da forte  marca e posição de mercado do Novo Banco, juntamente com nosso foco em novos produtos e soluções, trará benefícios substanciais aos 1,3 milhões de clientes do Novo Banco”, refere o CEO da GamaLife.

Os fundos da Apax investem em empresas em quatro setores globais: Tech & Telco, Serviços, Assistência Médica e Consumo. Esses fundos investem a longo prazo no capital de empresas que precisam de capital para fazer o turn-around.

A Apax comprou a Bankers Insurance Holdings (detida pela a Global Bankers Insurance), e essa aquisição permitiu viabilizar a venda da GNB Vida que estava desde o terceiro trimestre de 2018 em stand-by porque entraves nos reguladores europeus.

Em setembro de 2018 o Novo Banco chegara a acordo com a Global Bankers para vender a GNB Vida. Um ano depois de ter iniciado o negócio de alienação do negócio de seguros, mas só depois de a Apax comprar a Global Bankers Insurance é que Bruxelas deu luz verde.

“A Comissão Europeia aprovou a aquisição da GNB – Companhia de Seguros de Vida à Apax Partners”, de acordo com o comunicado das autoridades europeias publicado no passado dia 13 de junho.

GNB Vida muda administração

A GNB – Companhia de Seguros de Vida foi vendida à GBIG Portugal, da Apax Partners,  e na sequência da concretização da alienação, os membros do conselho de administração da sociedade cessaram funções e foram eleitos, hoje os novos administradores para o remanescente do mandato de 2019, os quais se encontram autorizados para o exercício transitório de funções pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Assim o novo presidente da ex-BES Vida é Matteo Castelvetri; e os vogais são Frank Andreas Ehmer  (que é também Partner da Apax) e Andrew Daniel Waidhofer.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.