[weglot_switcher]

Apeel: o novo produto que faz os abacates durarem mais de 20 dias

A nova fórmula natural criada nos Estados Unidos chega à Europa este ano e quer duplicar a vida dos alimentos frescos.
15 Julho 2019, 16h01

Segundo as Nações Unidas, cerca de um terço da fruta e dos vegetais produzidos no mundo é desperdiçado todos os anos. O tempo de vida útil destes alimentos frescos, por ser reduzido, acaba por ajudar nestas métricas.

Afinal, quem nunca deixou um cacho de bananas oxidar? Ou deixou um abacate apodrecer em poucas horas?

O spray-milagre que quer combater o desperdício 

A start-up americana Apeel Science criou um produto natural que duplica o tempo de vida dos alimentos frescos. A empresa usou a natureza a seu favor e criou uma inovadora fórmula em spray, com os ácidos graxos e os minerais presentes na casca da própria fruta, que retarda a deterioração dos alimentos.

A Apeel trabalha com o ‘alfabeto da natureza’, os elementos químicos de todos os sistemas vivos“, garante o presidente executivo James Rogers ao Fórum de Economia Mundial. E os resultados são mesmo impressionantes: um abacate mantém-se fresco durante cerca de 26 dias, um limão chega ao quinquagésimo dia sem acusar sinais da passagem do tempo e um cacho de bananas dura quase duas semanas sem oxidar.

Quando o produto é colocado na superfície dos alimentos cria uma espécie de barreira que otimiza o microclima natural da fruta e retarda a deterioração.“, explicou Rogers à Bloomberg.

As principais cadeias de produção de abacates norte-americanas já usam o produto da Apeel, de forma a aumentar a sua durabilidade e retardar a janela de maturação de dois para quatro dias. A invenção chega à Europa até ao final deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.