[weglot_switcher]

Apenas oito vítimas de violência doméstica receberam subsídio do Estado (com áudio)

Os pedidos para estes subsídios foram pedidos por mulheres entre os 35 e os 62 anos, residentes nos distritos de Coimbra, Lisboa. Porto e Vila Real.
25 Novembro 2021, 08h37

Apenas oito mulheres vítimas de violência doméstica receberam o subsídio e a licença de dez dias para mudarem de casa e reestruturaram a vida familiar no primeiro ano em que o apoio entrou em vigor, revela o “Jornal de Notícias”.

Os pedidos para estes subsídios foram pedidos por mulheres entre os 35 e os 62 anos, residentes nos distritos de Coimbra, Lisboa. Porto e Vila Real, de acordo com dados recolhidos pelo JN junto do Instituto da Segurança Social. Só entre janeiro e setembro, um total de 789 mulheres e 15 homens estavam em situação de acolhimento após serem vítimas de violência doméstica.

Este apoio do Estado entrou em vigor em novembro do ano passado e pode ser solicitado por vítimas de violência doméstica quando reconhecido o estatuto “pelas autoridades judiciárias ou órgãos de polícia criminal”. O mesmo prevê uma licença de dez dias e um apoio que varia consoante os rendimentos do requerente do pedido mas o valor mínimo está fixado em 14,62 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.