O apoio à aquisição de carros elétricos chega aos quatro mil euros, para veículos até 38.500 euros, mas em troca os consumidores têm de entregar para abate um carro a combustão com mais de 10 anos. As candidaturas a este apoio, disponíveis no site do Fundo Ambiental, terminam esta terça-feira, 31 de dezembro.
Os particulares têm direito a quatro mil euros na aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, cujo custo final de aquisição não seja superior a 38.500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas, acompanhada do abate de um veículo movido a combustíveis fósseis com mais de dez anos.
Este valor é majorado no caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social, às quais é atribuído um apoio de cinco mil euros.
No caso dos ligeiros de mercadorias, está previsto um apoio até aos seis mil euros na aquisição de um ligeiro de mercadorias novo, 100% elétrico, bem como um apoio à aquisição de bicicletas de carga com e sem assistência elétrica, equivalente a 50% do valor de aquisição do veículo, incluindo o IVA, até ao máximo de 1.500 euros.
Ao mesmo tempo, estão contemplados incentivos até 50% do valor máximo na aquisição de bicicletas de carga com e sem assistência elétrica (até 1.500 euros), bicicletas elétricas para uso citadino (até 500 euros), bem como Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos (todos com um teto de 500 euros de comparticipação) e bicicletas citadinas convencionais (até 150 euros), informa a tutela.
No conjunto, o Governou destinou 20 milhões de euros (10 milhões em 2024 e outros 10 milhões em 2025) para apoiar a compra de ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade, e carregadores de veículos elétricos. Este valor representa um aumento de um milhão de euros em relação a 2023. No entanto, o valor máximo para que os automóveis sejam elegíveis baixou de 62.500 euros para 38.500 euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com