Gibraltar, que é território ultramarino britânico, entrou oficialmente na lista oficial de cidades do Reino Unido esta segunda-feira, 180 anos depois de a rainha Vitória lhe conceder o estatuto que foi negligenciado devido a um erro administrativo.
Segundo a “Reuters”, Gibraltar passou a ser considerada uma cidade como parte das celebrações do Jubileu de Platina da Rainha de Inglaterra, no início deste ano, mas investigadores descobriram que já devia ser uma cidade desde 1842 ao consultar os Arquivos Nacionais.
“É excelente ver o reconhecimento oficial dado à cidade de Gibraltar, um grande elogio à sua rica história e dinamismo”, disse o primeiro-ministro Boris Johnson em comunicado. “Este reconhecimento oficial reafirma o estatuto especial de Gibraltar nos Reinos de Sua Majestade e significa, com razão, o orgulho que os gibraltinos sentem pela sua comunidade e sua herança distinta”.
A Espanha cedeu a localidade estrategicamente importante na foz do Mar Mediterrâneo para a Grã-Bretanha em 1713 após a guerra de sucessão, mas há muito tempo pede a sua devolução.
Em 2002, 99% dos eleitores de Gibraltar rejeitaram a ideia de a Grã-Bretanha compartilhar a soberania com a Espanha.
O estatuto de Gibraltar e o controlo da sua fronteira com Espanha tem sido um ponto de discórdia desde o Brexit. A localidade — que apoiou esmagadoramente a permanência na UE no referendo — foi excluída do acordo de saída alcançado entre a Grã-Bretanha e a UE. Acordos informais estão em vigor enquanto os dois lados negociam.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com