[weglot_switcher]

App de rastreamento Covid-19 em Portugal aguarda disponibilização para iOS

Presidente dos SPMS lembra que, por enquanto, a versão de teste está apenas disponível para Android, faltando ainda testar a sua operacionalidade em telemóveis da Apple
5 Agosto 2020, 18h36

A app Stayaway Covid, desenvolvida pelo INESC TEC, aguarda ainda a disponibilização em iOS, o sistema operativo usado nos iPhones da Apple, para poder concluir a fase de testes que agora decorre. A declaração foi feita por Luís Goes Pinheiro, o Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

“A aplicação está em teste-piloto para dispositivos Android num universo reduzido – neste momento, há cerca de quase mil pessoas já a testar a app. Para estar disponível para o público em geral é essencial que fique disponível na loja da Apple, que já tem, neste momento, toda a informação necessária para esse efeito, já deu uma luz verde inicial e, por isso, será algo para muito em breve”, disse Goes Pinheiro na conferência de imprensa da DGS desta quarta-feira, apontando também a publicação do diploma referente ao uso deste programa como condição essencial para que seja disponibilizado ao público em geral.

A aplicação de rastreamento de contactos portuguesa é apontada pelo presidente dos SPMS como mais uma ferramenta no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus, que lembra que países como a Alemanha ou a Irlanda já fazem um uso efetivo e considerável deste tipo de tecnologia.

Portugal regista, até esta quarta-feira, 51.848 casos confirmados de infeção por Covid-19, dos quais há a lamentar 1740 óbitos. Estes números refletem um aumento de 167 casos e um óbito em relação ao boletim epidemiológico de terça-feira. Há ainda 384 pessoas internadas, das quais 41 estão em unidades de cuidados intensivos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.