[weglot_switcher]

Apple continua a a ser a marca mais valiosa do mundo

Um interessante ranking da TradingPedia avalia as marcas mais valiosas do mundo. Uma tabela sem surpresas liderada pelos norte-americanos, com a China à espreita. Os líderes por principais mercados nacionais também são analisados.
Iphone Apple
12 Dezembro 2024, 10h08

A TradingPedia analisou os principais mercados mundiais utilizando o método Royalty Relief da Brand Finance, que estima o valor que uma empresa estaria disposta a pagar para licenciar a sua marca. Sem surpresas, a Apple emerge como a marca mais valiosa do mundo, com um valor de marca de 516,58 mil milhões de dólares, representando um aumento de 73% em relação ao ano passado. A Microsoft ocupa o segundo lugar, com um valor de marca de 340,44 mil milhões de dólares, enquanto a Google ocupa o terceiro lugar pelo segundo ano consecutivo, com um valor de marca a crescer para 52,059 mil milhões de dólares. A líder do ano passado, a Amazon, caiu para o quarto lugar, com um aumento de apenas 3,22% e um valor de marca de 308,93 mil milhões de dólares.

O Walmart experimentou um declínio significativo de 14,89% em 2024, segundo indica o quadro da TradingPedia. Como resultado, o Grupo Samsung subiu para a 5ª posição, apesar de também enfrentar uma ligeira queda de valor. A perda da Samsung foi mínima, apenas 0,3%, reduzindo seu valor total para 99,37 mil milhões de dólares. Em contraste, o Walmart perdeu 16,939 mil milhões de valor, tendo agora ‘apenas’ 96,842 mil milhões e a 6ª posição.

A plataforma social chinesa TikTok/Douyin, com 84,199 mil milhões de dólares em valor de marca, e o Facebook da Meta (75,716 mil milhões), estão na 7ª e 8ª posições. Este ano, a Deutsche Telekom da Alemanha entrou no top 10 em 9º lugar, com um aumento de valor de 10,393 mil milhões em relação ao ano anterior, para os 73,321 mil milhões. A multinacional chinesa de serviços bancários e financeiros ICBC ocupa o 10º lugar, com uma ligeira vantagem de 74 milhões sobre o antigo 10º, a Verizon. Este ano, o ICBC está avaliado em 71,828 mil milhões de dólares, um aumento de 3,28% em relação ao ano passado.

“Muitas grandes marcas estão concentradas em apenas alguns países, principalmente China e Estados Unidos. No entanto, independentemente do tamanho da empresa, cada país tem sua marca líder”, refere a responsável pelo ranking. Pesquisamos a marca mais valiosa para cada país em nossa lista e encontramos os seguintes resultados.

Seis marcas dos EUA estão na lista das 10 maiores, com quatro a liderarem o ranking e agregando um valor ‘astronómico’ de 1,499 biliões de dólares. O setor de tecnologia parece estar a impulsionar o sucesso das marcas dos EUA, já que quase 23% do valor combinado de todas as empresas americanas entre as 500 maiores vem de apenas 52 empresas de tecnologia. Entre eles está a Nvidia, a marca que mais cresce nos Estados Unidos: 163% em relação ao ano passado. A outra marca norte-americana em crescimento acelerado é a Charles Schwabb, empresa de serviços financeiros, que conseguiu subir 289 posições para o atual 171º lugar. No geral, as marcas americanas representam mais da metade (52,76%) do ranking das 500 principais e das 100 principais marcas, onde 52 marcas dos EUA dominam.

O Grupo Samsung, da Coreia do Sul, é o mais valioso do mundo fora dos Estados Unidos. Apesar de uma queda de 511 milhões de dólares nos últimos 12 meses, a Samsung mantém sua posição de liderança na Coreia do Sul, com um valor de marca de 82,211 mil milhões. Em segundo lugar está a Hyundai, que cresceu 44,6% ano a ano, para 22,942 mil milhões. A fabricante de chips sul-coreana SK Hynix (10,015 mil milhões) e a empresa de eletrónicos LG (9,841 mil milhões) trocaram de lugar,; enquanto a Kia permanece na sua posição anterior com um valor de marca de 9,040 mil milhões.

A marca mais valiosa da China em 2023, a ICBC, caiu para a segunda posição, superada pela plataforma TikTok. Em seguida surge a State Grid Corporation of China, que ocupa o terceiro lugar com um valor de 71,145 mil milhões de dólares. O China Construction Bank e o Agricultural Bank of China estão em quarto e quinto lugar, com valores de 65,604 mil e 60,398 mil milhões, respetivamente.

Com um valor de 73,321 mil milhões de dólares, a Deutsche Telekom é a principal marca da Alemanha e ocupa o 9º lugar na lista das 10 maiores do mundo. A gigante britânica de petróleo e gás, a Shell, detém o título de marca mais valiosa do Reino Unido, com um valor estimado de 50,302 mil milhões. EY (30,845 mil milhões), PwC (24,672 mil milhões), HSBC (20,047 mil milhões) e British Petroleum (18,533 mil milhões) surgem logo a seguir.

Nos Países Baixos, a liderança é da corporação de serviços bancários e financeiros ING, 10,017 mil milhões de dólares). Em França, a principal marca é a gigante da moda Louis Vuitton (32,235 mil milhões). Na Suécia, a IKEA continua a ser a marca mais valiosa, apesar de perder parte de seu valor em 2024 (queda de 0,9%, para 15,786 mil milhões), com a Volvo a ganhar 33,5% em valore, para os 11,128 mil milhões. No Canadá, o TD Bank continua a ocupar a primeira posição, embora enfrente uma perda de 1,4 mil milhões. A marca mais valiosa do Brasil é o gigante bancário Itaú, avaliado em 8,334 mil milhões em 2024. A Woolworths, uma operadora de retalho e serviços financeiros, continua a liderar na Austrália (9,820 mil milhões de dólares). Vale a pena olhar todo o relatório em https://www.tradingpedia.com/2023/12/19/map-reveals-the-most-valuable-brands-around-the-world-in-2023/

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.