[weglot_switcher]

Apple investe em empresa produtora de minerais críticos

Negócio acontece depois de a mineira ter fechado um acordo com o Governo dos EUA para tentar combater o controlo chinês sobre o mercado mundial de minerais críticos.
15 Julho 2025, 12h50

A Apple vai investir 500 milhões de dólares na operadora da única mina de terras raras nos Estados Unidos (EUA), minerais críticos para a transição energética e tecnológica.

O acordo prevê que a Apple compra terras raras produzidas na mina localizada no Texas, onde a produção de minerais magnéticos vai arrancar no final do ano.

A notícia foi avançada pela “Fox Business” citada pela “Reuters”.

As duas empresas preveem também construir uma fábrica em Fort Worth, no Texas, para processar os minerais magnéticos, assim como um centro de reciclagem na Califórnia.

O negócio acontece depois de a MP Materials ter anunciado a semana passada um acordo com o governo norte-americano para aumentar a produção de terras raras para fazer face ao controlo chinês sobre o mercado mundial.

O acordo prevê um preço mínimo para os minerais, de forma a promover o investimento em minas domésticas e centros de processamento, que têm tido dificuldades de arranque devido à concorrência chinesa e os seus baixos preços de produção e transformação.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.