A Apple pagou uma multa de 1,2 mil milhões de rublos (aproximadamente 12,3 de milhões de euros) à Rússia por um alegado abuso de posição dominante de mercado nos pagamentos das aplicações móveis, revelou esta segunda-feira a agência Federal Antimonopoly Service (FAS) russa e noticiou a Reuters.
A FAS diz que a Apple pagou a coima no passado dia 19 de janeiro e que os fundos foram transferidos para o orçamento federal da Rússia. Apesar de não ter respondido a esta sanção, a fabricante do iPhone discorda “respeitosamente” de uma decisão da FAS de que a distribuição de apps da Apple pelo sistema operacional iOS dá aos seus produtos uma vantagem competitiva.
Já há um ano, em fevereiro de 2023, a autoridade da concorrência russa informou que a tecnológica pagou cerca de 12,1 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros) num outro processo relacionados com apps.
Segundo a Reuters, a Rússia tem estado em desacordo com empresas estrangeiras do sector tecnológico há vários anos, nomeadamente por alegados conteúdo ilegal e falhas no armazenamento local de dados de utilizadores.
Logo após o início da guerra na Ucrânia, a Apple interrompeu todas as vendas de produtos da marca da maçã na Rússia logo e limitou o serviço Apple Pay.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com