[weglot_switcher]

APS aconselha proprietários a verificarem coberturas dos imóveis habitacionais e os capitais seguros

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) disponibiliza uma ferramenta digital gratuita para ajudar a calcular o capital do seguro de incêndio e elementos da natureza e de multirriscos dos imóveis habitacionais.
  • Cristina Bernardo
5 Janeiro 2022, 11h38

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) disponibiliza uma ferramenta digital gratuita para ajudar a calcular o capital do seguro de incêndio e elementos da natureza e de multirriscos dos imóveis habitacionais.

No arranque do novo ano, “a APS aconselha  os consumidores a revisitarem os seus contratos de seguro, verificando as coberturas contratadas – nomeadamente as relacionadas com fenómenos da natureza – e atualizando os capitais seguros”, refere a entidade liderada por José Galamba.

No caso concreto das apólices de seguros de Incêndio e Elementos da Natureza e de Multirriscos de habitação, a APS recorda que o SCRIM – Simulador para o Cálculo de Custo de Reconstrução de Imóveis se encontra disponível, de forma digital e gratuita  para apoiar os tomadores de seguro na determinação do capital a segurar.

“Transparente e de fácil utilização, o SCRIM está concebido para ajudar o tomador do seguro a realizar, a partir de um nível de informação relativamente simples, a projeção do valor de reconstrução do imóvel, isto é, o valor do capital seguro”, diz a APS.

Com base num conjunto de informações a introduzir pelo utilizador – área, qualidade, localização, arquitetura e outros elementos caracterizadores do imóvel – é calculado, no momento, um valor de referência do custo de reconstrução da habitação, ou seja, o valor que custaria erguer de raiz, depois de totalmente destruído, um imóvel ou fração com um padrão equivalente.

O valor obtido poderá e deverá ser sempre objeto de ajustamento por parte do tomador do seguro no caso de a fração ou imóvel apresentar características específicas face a uma habitação padrão equivalente.

A APS destaca que os resultados obtidos através deste simulador são meramente indicativos. Os tomadores não estão, por isso, obrigados a aceitá-los, cabendo-lhes sempre a responsabilidade de indicar o valor, em concreto, pelo qual pretendem segurar o seu imóvel.

Disponível através do site da APS, este simulador conta, desde o seu lançamento oficial, no dia 15 de março de 2021, com cerca de 100 mil visitas.

O SCRIM foi desenvolvido com base numa fundamentação metodológica produzida de forma totalmente independente pela FUNDEC, Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura, ligada ao Instituto Superior Técnico.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.